Viña del Mar é mais conhecida como a cidade jardim, onde a praia e a vida urbana se misturam em um só lugar. Aqui lhe contaremos a história que deu vida a uma das cidades turísticas mais famosas de nosso país.

Como nasceu esta cidade às margens de um dos oceanos mais extensos do mundo?

Viña del Mar era una enorme fazenda e uma das mais importantes da região central. Um dos primeiros donos plantou um vinhedo (daqui vem seu nome) que se manteve por muito tempo até que foi arrasado por um temporal em 1827.

Já no século XVIII, as fazendas foram adquiridas por um reconhecido comerciante português chamado Francisco Alvares. Ele percorreu a região e cuidou destes campos como sua joia máxima. Mas depois de sua morte, passaram para as mãos de sua mulher, que dividiu o território e começou o processo de urbanização que deu vida às grandes cidades que hoje conhecemos: Valparaíso, Viña del Mar, Reñaca e Concón. 

Mas em 1906 houve o terrível terremoto que assolou fortemente o Porto de Valparaíso. Com uma centena de mortos e muitas casas danificadas, as famílias mais abastadas se mudaram para viver na Viña del Mar e construíram suas próprias casas com elegantes fachadas.

Mais tarde se construiu o palácio presidencial de Cerro Castillo, o Teatro Municipal, o Cassino e a orla marítima, que foi unindo estas grandes cidades dando vida ao que conhecemos hoje em dia.

Se você está viajando pelo Chile e quer conhecer Viña del Mar, lhe recomendamos nosso tour de dia inteiro a partir de Santiago, onde lhe contarão a história destas cidades costeiras que representam um ponto turístico muito importante no Chile.

Viva a experiência