Boas notícias para todos os chilenos. Foram ampliados os territórios para a proteção da flora e da fauna. Serão abertas rotas e trilhas para apreciar o espetáculo natural que nos oferece a Patagônia Chilena na Região de Aysén.
Podemos disfrutar de uma boa notícia…
Por GoChile
Na Patagônia chilena habita o huemul (cervo sul andino), o condor, o guanaco (camelídeo), ñandú (avestruz americana) e muitos outros animais que se encontram em estado de conservação e proteção de sua espécie. Muitos deles foram ficando sem terrenos devido à exploração do ser humano…
Mas este panorama está mudando graças à ajuda da Fundação de Tomkins, que ofereceu uma grande quantidade de hectares para a ampliação e criação de novos parques nacionais. Esta rede contempla com uma contribuição privada de mais de 400 mil hectares e a fiscalização de mais de 900 mil, chegando a um total de 1.350.000 hectares, aproximadamente.
Criaram 3 novos parques nacionais: Pumalín, Melimoyu e Patagônia e ampliaram 3 parques nacionais existentes: Hornopirén, Corcovado e Ilha Magdalena. Também será ampliada a Reserva Nacional Alacalufes e a Reserva Nacional Cerro Castillo.
Além de potencializar o turismo, esta iniciativa contempla uma ampliação significativa para a proteção de animais, tal como o caso do huemul, o qual tem seu habitat aumentado em 200 mil hectares. Será protegida, também, uma grande quantidade de espécies vegetais e pântanos, que são alimento direto de tantos animais.
Para ter em conta, soma-se à proteção nacional:
590 mil hectares de bosque nativo.
107 mil hectares de pastagens e vegetação
85 mil hectares de glaciares
74 mil hectares de pântanos
Com isso, podemos descansar. Dentro de pouco tempo presenciaremos enormes territórios de flora e fauna que serão completamente protegidos. Serão abertas rotas e trilhas para todas as idades e seremos testemunhas de uma Patagônia viva, desperta… Uma selva fria no país mais austral do mundo, que pouco a pouco abre suas portas para mostrar ao mundo este espetáculo natural.