Esta foi a experiência de um dos membros da nossa equipe do GoChile ao escalar o vulcão Villarica

Escalar um vulcão pode não parecer um desafio para alguns, mas para mim definitivamente foi. Eu amo andar na natureza, de vez em quando eu me vejo fazendo trekking nos morros que cercam Santiago ou em um parque nacional, mas um vulcão ativo? Eu não tinha certeza disso.

O Villarica tem 2.847 metros de altura, terra, rocha vulcânica, neve e nem uma só árvore. Se o sol está forte, não há nada que te proteja e se o vento sopra, não há lugar para se esconder e se houver chuva ... bom se houver chuva foi um erro ter subido em primeiro lugar.

Nós nos encontramos com o guia na noite anterior para testarmos o equipamento. Ao longo do ano o vulcão está coberto de neve quase inteiramente, por isso, mesmo no verão, é necessário subir com grampos, machados de gelo, polainas, luvas e botas de montanha. A agência de turismo cuida de todos os seus equipamentos, até a mochila, é que eles não podem se dar ao luxo de receber uma garota às 6 da manhã usando tênis alto rosa pensando que assim vai chegar à cratera.

Sim, essa era eu, e se não fosse pela orientação do guia, eu teria subido com tênis de corrida. Repito, nunca havia escalado um vulcão, nunca pensei que subiria um vulcão, muito menos um dos mais ativos da América do Sul.

O vulcão Villarica teve sua última erupção em 17 de março de 2015, teve pelo menos três grandes erupções e levou mais de 300 vidas. Mas isso não é um impedimento para os montanhistas do mundo que vêm para escalá-lo, é mais, dá um toque extra de adrenalina à experiência.

Saímos de Pucón às 6:30 e em menos de uma hora estávamos na base do vulcão, onde estacionamos e colocamos o equipamento. Depois de uma conversa explicativa, pegamos teleférico que nos poupou uma hora de caminhada.

O começo é íngreme, mas como a motivação estava a mil, nada importava. Íamos em um ritmo lento, mas com ritmo atrás de Tomas, nosso guia sueco. Depois de aproximadamente uma hora, fizemos a primeira parada para tomar água e colocarmos os grampos. Eu estava com medo, nunca tinha andado na neve em um lugar tão íngreme, mas quando pisei com esse tipo de garra, me senti segura. Algumas horas depois, era como se tivesse usado grampos e machados de gelo toda a sua vida.

Andamos em ziguezague e voltamos para descansar, dessa vez para comer nosso lanche. Estávamos nos acomodando na superfície rochosa quando começamos a ouvir gritos. As pessoas acima estavam gritando "rocha!" Calmamente o guia nos disse para corrermos para o lado. Com passos de tartaruga, comecei a me mover até ver o rosto do meu pai, depois reagi e pulei deixando a mochila e o machado de gelo atrás.

Por razões inexplicáveis, a rocha mudou sua trajetória e saltou direto para o lugar onde estávamos. Se não tivéssemos nos movido a tempo, a imensa rocha nos teria derrubado como pinos de boliche. Nós estávamos em choque, nós não vimos isto vindo, mas como o guia nos falou na hora, são coisas que acontecem na montanha. "Quando está quente e a neve derrete, é natural que algumas pedras caiam", explicava Tomas. Eu só podia pensar que o Ruka Pillañ me dizia: "Você queria adrenalina? Lá eles têm adrenalina!

Depois desse momento, a subida ficou mais fácil e em algumas horas já estávamos no topo, olhando para cadeias de montanhas, vulcões distantes e uma cratera de 200 metros de diâmetro.

Se a subida foi difícil como preparar um banquete para centenas, a descida foi deliciosa enquanto você desfruta desse banquete. Colocamos trajes especiais, sentamos cada um em seu treno de neve plástico e, um por um, fomos deslizando pelos tobogãs do vulcão.

A toda velocidade e sentindo a adrenalina explodir em gargalhadas, desci mais de 2000 metros íngremes no maior deslize que já vi em toda a minha vida. E eu adorei, eu definitivamente faria de novo: o deslizamento, a subida e até a parte da rocha. É uma daquelas experiências que não se esquece.