Freestyle versus freeride snowboarding guia qual é o melhor estilo para você?

Se você é novato em fazer snowboard ou está pensando em testá-lo, provavelmente se confundiu mais do que nunca com as palavras freeride e freestyle.

Bem, são dois estilos diferentes de snowboard, com objetivos diferentes, cada um requer seu próprio equipamento. Aqui explicamos em detalhes:

O que é o Freeride?

No snowboard, o freeride é deslizar fora das trilhas de neve em pó. Se trata de descer rápido e contornar obstáculos naturais para fazer manobras longe das pistas dos centros de esqui.

O freeride é sobre testar suas habilidades em encostas naturais, chegando ao final com seu coração a mil e um enorme sorriso no seu rosto.

O que é Freestyle?

​​freestyle snowboarding​ é fazer manobras com a prancha em obstáculos feitos por pessoas, como parques de snowboard. Andar nos half pipe, conseguir os saltos e fazer manobras.

Freestyle está mais focado na habilidade do que em velocidade. Alguém que pratica freestyle poderia estar até 20 vezes fazendo a mesma manobra até conseguir realizá-la. É a dedicação que se torna satisfação quando se chega a perfeição. Talvez seja um pouco frustrante para o iniciante, mas ver um piloto que já domina é um espetáculo.

Prancha para fazer freeride

Uma das maiores diferenças entre os equipamentos freeride e freestyle é a prancha, que de acordo com o estilo tem tamanho, forma e flexibilidade diferentes.

As pranchas de freeride são mais longas e têm uma forma direcional, quer dizer que a ponta é diferente da traseira. A postura nesta prancha é carregada na parte de trás da prancha para manter a ponta sobre a ​neve em pó​. Algumas são mais rígidas, para que resistam melhor às altas velocidades, mas é necessário considerar que isto as fazem menos flexíveis.

Pranchas feitas exclusivamente para freeride podem ser usadas em pista, mas é mais difícil usá-las.

Pranchas para fazer Freestyle

As pranchas de freestyle são mais curtas, mais largas e mais flexíveis que as pranchas de freeride. São especialmente projetados para fazer manobras, deslizar por estruturas e são mais amigáveis ​​nas quedas se algo não correr bem. É por isso que são mais fáceis de usar para aqueles que estão ​começando neste esporte​.

Normalmente, as pranchas de freestyle têm um design simétrico que permite que você pratique snowboard regularmente ou com a prancha ao contrário.

Esta prancha pode ser usada em neve em pó, mas é menos amigável do que as pranchas feitas especialmente para freeride.

Devemos acrescentar que aqui estamos fazendo uma explicação das pranchas que são feitas especificamente para cada tipo de snowboard, mas há uma grande variedade delas entre ambos extremos, que podem ser usadas para ambos os estilos. Não funcionarão tão bem quanto as que acabamos de explicar, mas funcionarão.

 

Viva a experiência