Pacotes destacados

Aquí está uma lista dos melhores passeios que incluem Vales e Vinhas do Chile em suas atividades. Para a lista completa e detalhada, veja nossa lista de passeios de Vales e Vinhas do Chile.

  • Excursão Vale do Elqui

    Excursão Vale do Elqui10 Horas

    O Vale do Elqui destaca-se pela produção de vinho e pisco. É um vale verde rodeado por montanhas e povos tradicionais que mesclam a…

    • A Pedido
    • A Pedido
  • Tour de vinho no Valle Casablanca

    Tour de vinho no Valle Casablanca11 Horas

    A poucos quilômetros de Santiago, se encontra o Valle de Casablanca que se caracteriza por seus saborosos vinhos frescos e de grande…

    • A Pedido
    • A Pedido

As vinhas chilenas contam com uma tradição de 460 anos e percorrem o território nacional de norte a sul, desde o Vale Elqui até o Vale Malleco, e de leste a oeste, da cordilheira até a costa, permitindo uma importante e diversificada cultura de vinhos.

Essas vinhas estão distribuídas em 15 vales, cada um com características muito particulares.

Vinhas no Chile:

Norte

Vale Elqui

O Vale Elqui encanta aos seus visitantes com o famoso vinho de mesa Cabernet Sauvignon entre outros feitos com frutas populares da região como o mamão. Conhecido como um dos epicentros do turismo astronômico, favorece a plantação de videiras, que aproveitam durante quase todo o ano, a luz do sol nos céus claros do vale. Outro destaque é o pisco, um destilado de uva muito importante para a cultura gastronômica nacional.

Vale Limarí

As primeiras videiras deste vale foram plantadas no século XVI e até hoje a camanchaca - uma névoa que vem do Oceano Pacífico - se desliza durante a madrugada para regar as vinhas e vai embora quando o sol nasce na cordilheira. Os solos desta região têm muitos minerais, sendo sua maior produção a de cabernet sauvignon.

Vale Choapa

Mesmo não tendo bodegas, vale a pena visitá-lo, pois neste vale, que vai de Illapel a Salamanca, produzem-se excelentes vinhos como o syrah e o cabernet sauvignon. São vinhos de alta qualidade, com elevados níveis de acidez e baixos índices de ph.

Vale Central

Vale Aconcagua

O Aconcágua, conhecido como a montanha mais alta da América, tem 6.956 metros de altura. Nele crescem uvas vermelhas tradicionais, responsáveis pela produção de maravilhosos vinhos.

Vale Casablanca

Desde os anos 80, esta região de clima frio entrega vinhos frescos em um ambiente perfeito para as variedades brancas como o sauvignon blanc.

Vale San Antonio / Leyda

Desafiando as videiras e os vinhos que aqui nascem, muitas vinhas deste setor se encontram a apenas 4 km do mar. O resultado são vinhos brancos refinados e os vinhos tintos que também começam a ganhar destaque.

Vinhas destacadas: MateticCasa Marín.

    Vale Maipo

    O Vale Maipo, um dos lugares mais antigos e diversificados, tornou-se conhecido pela produção de vinhos equilibrados e pelos cabernet chilenos mais emblemáticos. Sua localização se dá no Alto Maipo da cordilheira.

    Vale Cachapoal

    Centro da atividade agrícola do país, recebem destaque os vinhos tintos, a produção de carmenère e suas videiras de grande porte no setor de Peumo, próximo à Cordilheira da Costa. 

    Vale Colchagua

    A parte sul do Vale Rapel é uma das regiões de produção de vinho mais conhecidas do Chile. Seus vinhos sempre se destacam nos rankings mundiais e são famosos pelas variedades cabernet, carmenère, syrah e malbec.

    Vale Curicó

    Desde o século XIX  se cultivam mais de 30 variedades de uva neste vale, característica que o posicionou como o terceiro maior produtor de vinho do Chile. Tudo começou quando o espanhol Miguel Torres fez suas primeiras experiências no país, atraindo investimentos e formando um verdadeiro paraíso vitivinícola na região.

    Vale Maule

    É o maior vale e um dos mais antigos do Chile. Uma das suas principais características é o cultivo a seco das videiras, dando como resultados os vinhos carignan, cabernet sauvignon e malbec.

    Sul

    Vale Itata

    Algumas das videiras mais antigas do país foram plantadas no sul, próximo à cidade de Concepción. Por isso, esta região mescla o antigo com o novo sendo o Moscatel de Alejandría sua maior produção.

    Vale Bío-Bío

    As grandes quantidades de chuvas e os fortes ventos que se formam neste setor, constituem uma área desafiante para os produtores de vinho. Foram plantadas variedades de clima frio como o sauvignon blanc, chardonnay e pinot noir com resultados muito interessantes.

    • Vinhas destacadas: Agustinos, Veranda.
    • Destinos destacados: Salto del Laja, Parque Nacional Lagoa del Laja, Centro de Esqui Antuco, Lago Lleu Lleu.

    Vale Malleco

    Mesmo com os experimentos que foram feitos no vale de Osorno, está é a região de vinhas que está mais ao sul do país. Seu chardonnay provou ser de grande qualidade e os ensaios com o pinot noir parecem prometedores.

    • Vinhas destacadas: SoldeSol