O norte do Chile é um dos lugares favoritos dos astrônomos em todo o mundo, por seus céus nítidos 300 dias por ano. Mas não só eles podem gostar de ver galáxias e nebulosas distantes, você também pode, e este é o melhor guia para fazê-lo no Chile.

O Chile tem um dos céus mais claros do planeta. Com 300 dias por ano de céu nítido, tornou-se um dos destinos mais atraentes para aqueles que gostam de observar estrelas, planetas, constelações, galáxias e nebulosas. É por isso que a região norte do nosso país possui 40% da infraestrutura para a observação astronômica do mundo.

Aqui nós mostramos a você a melhor rota, de norte a sul, para que você possa observar o universo tanto de observatórios famosos, como daqueles lugares perfeitos para pegar um telescópio e apreciar com seu própio o olhar.

1.Paniri Caur, Chiu Chiu

Este observatório é o único no país que integra a observação astronômica moderna com a cosmovisão de mundo dos Atacameños. Localizado na região de Antofagasta, também inclui excursões a aldeias e setores com arte rupestre.

2. Marco Tropico de Capricórnio

Á Meia hora de Antofagasta, é o marco que define o Trópico de Capricórnio em uma zona livre de luzes, perfeita para observar as estrelas.

3. Observatório do Paranal

Se você quer conhecer o observatório mais produtivo [MAZ002]do mundo[/ MAZ002], vá ao Paranal. Localizado na comuna de Taltal, na região de Antofagasta, nele é feito mais de um documento científico por dia.

4. O Vale da Morte, San Pedro de Atacama

Provavelmente de quase todos os lugares no deserto de Atacama, os corpos celestes podem ser claramente apreciados. Mas se você precisa de um lugar específico para ir, recomendamos o [BSC001]Vale da Morte[/ BSC001], onde você também vai gostar de ver as estrelas de um espaço extraordinário.

5. A Cratera Monturaqui, Salar de Atacama

Você consegue se imaginar contando as "luas" de Júpiter de uma cratera de 34 metros de profundidade causada por um meteorito? Parece ficção científica, mas é possível. 20.000 anos atrás, um meteorito atingiu o sul do Salar de Atacama, com o poder de duas bombas atômicas como a de Hiroshima, e agora você pode parar lá para olhar as estrelas.

6. Observatório Mamalluca, Vale Elqui

[ING003]Este famoso observatório[/ ING003] está a apenas 9 quilômetros de Vicuña, no Vale do Elqui. Um lugar reconhecido por seus céus limpos e claros, além de suas propriedades energéticas.

7. Del Pangue

Perto do Tololo e do Gemini, dois dos mais importantes observatórios do país, está Del Pangue. Que ao contrário do acima mencionado, aceita visitas noturnas de duas horas com guias especializados. Também permite alugar o local para uma observação mais personalizada e exclusiva.

8. Cochiguaz, Vale Elqui

Se você quiser levar uma cadeira dobrável, colocar música galáctica e instalar seu telescópio, o final de Cochiguaz é uma boa opção. Embora também recomendemos a estrada entre Pisco Elqui e Horcón.

Em qual desses lugares você gostaria de observar as galáxias mais distantes?

Viva a experiência