Silencioso… tremendamente comovedora é a história do nosso querido povo de Ayquina, situado a 200 quilômetros de San Pedro de Atacama. Conheça sua história!

O deserto do Atacama parece terminar. Já não é nada. O sopro de um vento feroz, o som das aves e um 360° de montanhas nevadas. Aqui vive o povo de Ayquina, a 3.000 msnm (metros sobre o nível do mar) de altura, em meio ao rio Salado no setor chamado Alto Loa.

By GoChile

Habitam apenas 50 pessoas. As casas estão construídas de pedras de calcário e estão fechadas com cadeados. Não há água potável e só tem eletricidade 2 horas por dia. Parece um povo fantasma cheio de mitos, contos e lendas…

Entretanto, neste lugar se realiza o segundo maior carnaval do Chile em homenagem à Virgem de Guadalupe de Ayquina e chegam, no mês de setembro, mais de 50 mil turistas de todas as partes do mundo a presenciar os trajes coloridos e bailes tradicionais.

A história diz que a imagem de Nuestra Señora de Guadalupe foi encontrada por um menino pastor, enterrada em baixo de uma árvore. Ele a tomou em suas mãos, a levou para sua casa e fez um altar para ela. Mas logo desapareceu e voltou a ser encontrada em um campo de baixo da terra. Esta história foi considerada uma manifestação divina e, por isso, os moradores construíram o santuário que hoje conhecemos, onde está uma imagem grande da virgem e, em seu interior, à altura de seu coração, está a imagem real que foi encontrada.