A Ilha de Chiloé tem centenas de cantos espetaculares, e neste programa selecionamos os mais bonitos para que você conheça durante sua jornada pelo sul do Chile.
Dia 1: Transfer para o seu hotel em Castro do aeroporto ou da estação de ônibus.
Translado: Aeroporto em Ilha do Chiloé Hotel em Castro
Dia 2: Chepu - Tour no Cais da Luz
Nesta rota, iremos diretamente para a região de Chepu, onde uma embarcação local estará nos esperando para uma navegação pelo rio. Lá, testemunharemos uma floresta submersa, resultado do terremoto de 1960, e teremos a oportunidade de observar aves. Entre as diversas espécies de aves, você poderá ver vários tipos de garças, como a Garça Cuca, Garça Imperial e o mítico Guairao, além do Martim-pescador, Gaivotas Cahuil, Cormorões, entre outros. Se tivermos sorte, poderemos avistar alguns mamíferos aquáticos como o Huillín e o Coipo.
Posteriormente, mudaremos de rumo e navegaremos em direção ao Oceano Pacífico, onde desembarcaremos em uma praia e caminharemos aproximadamente 20 minutos até o Muelle de la Luz (Píer da Luz). De lá, teremos uma vista extensa do oceano. No retorno, visitaremos uma casa de turismo rural, onde, além de almoçar, poderemos explorar a casa e os jardins. Por fim, retornaremos à cidade de Castro para deixar os passageiros em suas acomodações.
Dia 3: Castro - Dalcahue - Achao
Tour Achao e Dalcahue
- Saída: 08:00
- Duração: 8 horas
- Ponto de partida / Termino: Hotel en Castro
Tour full day por Achao e Dalcahue na Ilha de Chiloé. Conheça conosco as igrejas de madeira que são Patrimônio da Humanidade e os famosos mercados de artesanato chilota.
Essa rota permitirá que você conheça o patrimônio cultural, agrícola e religioso de Chiloé, visitando as cidades de Dalcahue, Curaco de Vélez e Achao, onde você poderá explorar as igrejas consideradas Patrimônio Mundial pela UNESCO em Dalcahue, Achao e Quinchao, além de pequenos, mas interessantes museus, feira de artesanato e aprender sobre a atrativa culinária da região.
Ao percorrer as estradas secundárias, você entenderá por que a FAO reconheceu Chiloé como um Sítio de Patrimônio Agrícola Ingenioso do Mundo (SIPAM), resultado do trabalho de muitas gerações de agricultores que desenvolveram práticas engenhosas para o uso e conservação dos recursos naturais. Um exemplo é o cultivo de mais de 200 variedades de batatas nativas.
Por fim, e dependendo da época do ano, faremos uma parada em um dos mirantes que a rota nos oferece, para apreciar algumas aves residentes, como cisnes-de-pescoço-preto e diferentes espécies de cormorões, e algumas aves migratórias, entre as quais se destaca o maçarico-de-bico-reto (entre novembro e março) e o atrativo flamingo-chileno (entre maio e agosto).
- CulturalMuy alto
- NaturezaMedio
Dia 4: Castro - Puñihuil - Ancud
Vela para os pinguins de Puñihuil
- Saída: 08:30
- Duração: Dia inteiro
- Inclui: Almoço
- Ponto de partida / Termino: Hotel em Castro
Entre dezembro e fevereiro, começam a nascer descendentes de dezenas de pingüins de Magalhães e Humboldt, reunidos no Monumento Natural Islotes de Puñihuil. A navegação também permite que você veja outras espécies marinhas.
Saindo de Castro, seguimos em direção ao norte do arquipélago, em direção à Baía de Puñihuil, uma enseada isolada de pescadores que souberam manter sua relação com três ilhéus que formam o único ecossistema no mundo onde pinguins de Humboldt e Magalhães convivem e nidificam. Embarcamos para realizar uma navegação de observação de aproximadamente 30 minutos, onde também podemos admirar outras espécies marinhas, como lontras, gaivotas, cormorões e leões-marinhos.
Em seguida, seguimos para a cidade de Ancud para visitar o Ex-Convento da Imaculada Conceição, onde você pode apreciar o trabalho de restauração realizado pela Fundação Amigos das Igrejas de Chiloé.
Concluímos o passeio deixando os passageiros em sua acomodação em Castro.
Dia 5: Castro
Tour para a Muelle de las almas
- Saída: 09:00
- Duração: Dia inteiro
- Inclui: Almoço
- Ponto de partida / Termino: Hotel em Castro
Conheça um dos lugares mais emblemáticos da ilha de Chiloé. No Muelle de las Almas você pode desfrutar de uma bela paisagem, o silêncio do sul e a maior paz que você pode experimentar.
O "Muelle del Alma" Kuy Kuy Tempilkawe é uma obra de arte em homenagem à tradição oral dos povos chilotes, baseada na lenda que conta que, ao morrer o corpo físico, a alma vai pousar sobre este cais para pedir uma viagem de barco. Tempilkawe (o barqueiro) é aquele a quem a alma pede lindas Llankas (pedras de belas cores) em troca de levar sua alma em seu barco de espuma branca para o além.
Localizado nos penhascos de Punta Pirulil, chegaremos a este lugar após contornar os Lagos Huillinco e Cucao, seguindo para o sul ao longo do Oceano Pacífico até a cidade de Rahue para uma caminhada de aproximadamente uma hora e meia, chegando aos penhascos e ao cais. Após um bom descanso, seguimos para o Parque Nacional Chiloé para explorar a trilha El Tepual com sua interessante biodiversidade.
- CulturalMedio
- NaturezaMuy alto
Dia 6: San Juan, Tenaún, Quemchi
A rota que propomos abaixo permitirá que compreendam o significado do grande patrimônio arquitetônico, agrícola e cultural que Chiloé possui, reconhecido pela UNESCO, FAO e outras organizações nacionais e internacionais como de importância global.
Viajando por estradas com vistas para o mar interior, você apreciará a arquitetura chilota com telhas de madeira e igrejas designadas como Patrimônio Mundial. Você também encontrará campos agrícolas, áreas úmidas costeiras e florestas, além de estaleiros e pescadores, tornando Chiloé um lugar único e distinto.
Visitaremos as cidades de San Juan, Tenaún e Colo, conhecidas por abrigar igrejas na área costeira da ilha, que fazem parte das 16 Igrejas do Patrimônio Mundial de Chiloé.
O percurso inclui uma breve parada na Ilha Aucar, também conhecida como a Ilha das Almas Navegantes.
Dia 7: Transfer para o aeroporto de Chiloé a estação de ônibus
Translado: Hotel em Castro Aeroporto em Ilha do Chiloé
- Transferência do aeroporto ou estação de ônibus / hotel / Transferência aeroporto ou estação de ônibus
- Tour ao Parque Nacional de Chiloé
- Tour por Achao e Dalcahue
- Vela para os pinguins de Puñihuil
- Tour para a doca da Alma
- Rota das Mingas
- Guia bilíngue
- Alojamento
- Tudo não mencionado
Recomendações
Nota: O passeio a Pingüineras de Puñihuil só é feito entre os meses de outubro a março. Nos restantes meses será substituído por outro tour (a informar).