São milhares de turistas que cruzam desde Puerto Montt a famosa ilha de Chiloé em busca de tradições, artesanato e muitas paisagens naturais para explorar.

Poderíamos dizer que é um dos lugares mais especiais que há no Chile. Não só porque é uma ilha de lendas, mitos e contos, mas também porque abriga grande parte do patrimônio cultural de nosso país e uma ampla região de vegetação nativa.

Ao chegar em Castro, Dalcahue, Mechuque, a ilha de Lemuy e muitos outros povoados coloridos, nos encontramos com a mesma alegria em cada esquina. São os chilotes que colocam a alma no que fazem e tornam seu trabalho em verdadeiras obras de artes. Nas ruas você verá tendas de artesanato, encontrará coletes e ponchos de tecidos feitos à mão com a lã das ovelhas. O que antigamente era uma forma de troca (roupas em troca de comida), hoje se tornou na essência da ilha e uma de suas tradições mais profundas.

A ilha de Chiloé também é conhecida por suas igrejas de madeira do século XVIII, das quais 16 delas são consideradas Monumento Histórico Nacional, e desde o ano de 2000 Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Foram construídas por trabalhadores locais com materiais nobres da região e o estilo esteve a cargo dos sacerdotes jesuítas espanhóis. Isto gerou uma mistura cultural muito interessante entre a arquitetura espanhola e chilena.  Se você quer conhecer com profundidade a cultura e as tradições da ilha de Chiloé, lhe recomendamos este programa de viagens.

Quanto à diversidade de flora e fauna, encontraremos o bosque sempre verde, principalmente no Parque Nacional Chiloé, onde se destacam espécies como o arrayán, olivillo, luma, alerce e coigüe.

Viva a experiência