Tenha uma viagem à Itália antiga através das receitas exquicitas da nonna nas trattorias da pequena Itália chilena.

A mesa é longa de toalha quadriculada vermelha e são quinze os que aguardam ansiosamente os antipastos que abrirão o jantar. As paredes de madeira dão um toque acolhedor ao restaurante, e a máquina de escrever que adorna a sala lembra um tempo que já não existe mais.

O carpaccio de abobrinha e o crescentine com prociutto e mascarpone chegam à mesa e começa o festival dos sons. "Mmm ..", dizem alguns, enquanto outros se deliciam em silêncio para ouvir as histórias de Patricio e Mamma, parte da família Flores Fulgeri e donos de L'Emiliano, uma jóia da culinária escondida na Araucanía chilena.

Tudo começou em 1904, nos conta o anfitrião, quando seus avós embarcaram na província de Módena, na região de Emilia Romagna, na Itália, para navegar para o território chileno que prometia terras para trabalhar.

Assim nasceu Capitán Pastene, um pequeno povoado situado no meio das florestas da cordilheira Nahuelbuta, na região de Araucanía, que mantém as tradições italianas intactas e onde fica o restaurante que inicia a história.

O segundo e principal prato da noite é massa recheada. Capelloni di ricotta e espinafre com molho com pesto e pomodori para alguns, raviolone d'agnello (massa recheada com cordeiro) com molho à bolonhesa para outros.

As massas são frescas, preparadas no mesmo dia de forma artesanal. Os molhos são feitos com a melhor matéria-prima e isso se nota. Ninguem fala. Alguns se gabarão depois de terem comido a melhor massa de suas vidas.

E é que em L'Emiliano e em todo o Capitán Pastene se cozinha de acordo com a receita da avó de cada família trazida da Itália. As trattorias e ristorantis são empresas familiares. Casinhas aconchegantes ambientadas para receber clientes.

Hoje, a chef que comanda o bastão é María José, irmã de Patricio que passou pela Itália para aperfeiçoar-se nas artes de cozinhar. Mas L'Emiliano não é o único restaurante imperdível  na pequena Itália do sul do Chile. A trattoria Pastas Covili adaptou da maneira mais harmoniosa os sabores Mapuche, como merkén, pinhões e avelãs, às receitas de sua família italiana.

Este pequeno paraíso gastronômico também é o lugar perfeito para quem gosta de cozinhar com produtos de qualidade. Na rua Dante você pode encontrar a fábrica de presunto Procciuto de Don Primo. Um homem de idade veste uma boina ao exibir os presuntos pendurados no recinto onde o seu principal produto é fabricado.

Em outra das ruas encantadoras deste povoado está Montecorone, um restaurante e empório que também vende presunto e outras iguarias italianas.

Enfim, um passeio de fim de semana ao Capitán Pastene pode se tornar todo em uma experiência sensorial. Assim como foi o jantar esta noite que culminou com um bolo de nutella inesquecível, tão lendário quanto a história da colônia que chegou em 1900 da região remota de Módena.

Viva a experiência