Indomável, diferentes e sustentável são algumas das características do Parque Patagônia, na região de Aysen. Viver esta experiência... sentir a profundidade da natureza em terras mais a sul do continente.
Este é um dos lugares mais selvagens que encontrará na Aysén Patagônia. É aqui onde você poderá viver uma das últimas experiências silvestres do continente, em meio a selvas, pastos, bosques nativos e enormes pântanos. Verá animais que não são encontrados em outro lugar do mundo e vistas panorâmicas de montanhas nevadas, gelos e lagoas de cores contrastantes. Uma experiência para recomendar ou simplesmente, para voltar.
O Parque Patagônia foi criado com o objetivo de proteger e cuidar da flora e da fauna silvestre da Aysén Patagônia. Nasceu na Conservación Patagónica, que é uma organização sem fins lucrativos, que foi criada por Kris Tompkins em 2002, com o objetivo de conservar o território patagônico através da criação de diferentes parques nacionais.
O Parque Patagônia encontra-se ao sul da Reserva Nacional Lago Jeinimeni, no Vale de Chacabuco. Em 2004, a fundação de Tompkins comprou a Estancia Valle Chacabuco e, com isso, o parque se estendeu até 80 mil hectares.
O parque está aberto ao público e conta com um centro de visitantes, lugares de camping e abrigos para alojar e disfrutar da natureza, quiosques, um restaurante (bar e loja de artesanatos locais), lodge e trilhas para percorrer.
A infraestrutura é especial já que foi construído com pedras locais e madeiras recicladas que inspira ao estilo da Patagônia antiga, da década de 1880 com os latifundiários ingleses que chegaram para colonizar o sul do Chile. Mas isto não é tudo, fizeram os edifícios com baixa demanda energética para reduzir o consumo dos combustíveis fósseis e de baixo custo de manutenção. Para isto, foram escolhidos materiais de boa velhice, pedras, cobre reciclado, madeiras de carvalho e loureiros reciclados de antigos galpões.
Um dos valores mais importantes do Parque Patagônia é a conservação e recuperação de espécies que estão ameaçadas. Especialmente é o caso do huemul, que está em estado crítico e é a maior prioridade dos que administram o parque. Para isto, o cuidado da natureza em seu estado silvestre é fundamental para que os animais possam sem desenvolver livremente em seu habitat. Existem enormes hectares de pastos, montanhas, bosques de coigüe e pântanos.
A Fundación Conservación Patagónica tem trabalhado arduamente não só na proteção da terra, da flora e da fauna, mas também para integrar as comunidades locais, para que sejam um apoio nesta iniciativa e, em conjunto, impulsionar o ecoturismo e o turismo responsável. É por isso que muita gente da região trabalha no parque oferecendo seus serviços aos turistas que chegam lá.
O Que Fazer no Parque Patagônia
Infinitas rotas e trilhas para todas as idades pelas melhores paisagens da Patagônia prístina. Quase inexplorado e desconhecido é este território da Região de Aysén.
Existem excursões para os amantes da natureza como caminhadas para observar paisagens cênicas, ciclismo de montanha, passeios de bote, pesca, observação de flora e fauna.
Para os mais guerreiros que querem caminhar mais de um dia, existe a trilha Valle Avilés que chega às montanhas que conectam com a Reserva Nacional Lago Jeinimeni até chegar ao Chile Chico.
Como chegar
Avião: Voo de Santiago até Balmaceda e, de lá, alugar um carro ou pegar um ônibus até o parque. O trajeto é longo, já que transita pela Estrada Austral em direção ao sul. Leva aproximadamente 8 horas.
Recomendações
O clima é marítimo chuvoso (na zona costeiras e fiordes) e estepe frio (próximo à cordilheira). Chove durante todo o ano, até mesmo no verão. A temperatura média anual é de 8°C.
É recomendável levar roupa adequada para a chuva.
Comprar todo o necessário nas cidades grandes. O resto dos locais têm abastecimento limitado e com valores bem maiores do que os comuns.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.