Descubra como chegar a uma das mais belas praias do Chile.

Diz-se que no Parque Nacional de Chiloé existe uma praia de areia clara e um mar de azul intenso rodeada por uma selva exuberante. Nos hostels e nas rodoviárias, ouvem-se falar aos viajantes sobre essa praia que apenas alguns tiveram o prazer de visitar.

Seu nome é Cole Cole e, embora esteja dentro de um parque administrado pela Conaf, é um ponto de difícil acesso.

As instruções dizem que para chegar a Cole Cole saindo de Ancud, a primeira coisa a fazer é pegar um ônibus para Castro, a cidade das palafitas. Uma vez em Castro, você tem que pegar um ônibus para Cucao por uma rota que leva aproximadamente 2 horas para ser percorrida.

A caminhada do final da estrada em Cucao até a praia é de 15,8 km, e este é somente a ida. Por esta razão, a maioria deles faz o ​trekking​ com barraca e comida, passa a noite na praia e volta no dia seguinte. Embora também haja a opção de fazer a viagem de ida e volta em uma só jornada. Nós escolhemos fazer a caminhada durante o dia.

Depois de passar a noite em um abrigo no Cucao, nos levantamos ao amanhecer para começar a caminhar. Depois de se registrar na administração do Parque Nacional de Chiloé, você deve retornar à estrada de terra e continuar para o norte até o final. Um pouco mais adiante da ponte Chanquin, no quilômetro 5, a estrada termina e outra caminhada começa.

A primeira coisa é atravessar uma pequena lagoa que separa a estrada da praia. Tiramos nossos sapatos, caminhamos com água até os joelhos e chegamos a uma praia tão comprida e larga que  intimida. As instruções dizem que você tem que andar para o norte ao longo do rio e dos montes até ver uma casa de campo em um monte. Esta seria a comunidade de Huentemó.

O vento corre forte e não há rota demarcada. As chances de se perder existem e a adrenalina que isso causa, acompanha-os.

Depois de ter visto o povoado, você tem que caminhar em direção aos montes em busca de uma ponte. A caminhada continua cruzando e contornando o monte até chegar a um abrigo onde você tem que se registrar. A trilha demarcada começa aqui, duas horas depois de caminhar com incerteza pela maior e mais selvagem praia da ilha.

Deste ponto, tudo é preciso e a paisagem muda drasticamente. De caminhar em uma praia aberta emoldurada de um lado pelo mar e do outro pelas montanhas verdes, passamos por uma estreita estrada de terra preta e compacta cercada por árvores, arbustos e plantas trepadeiras.

Estamos no meio da selva valdiana caminhando entre coihues, alerces, tepas, quilas, arrayanes e cipreses dos Guaitecas.

É uma rota pouco transitada, e esta é uma boa notícia porque aumenta as chances de ver uma raposa Darwin (raposa de Darwin), espécie endêmica ameaçada que vive apenas em dois lugares no mundo: a Cordilheira Nahuelbuta e o Arquipélago de Chiloé.

Silêncio e paciência também permitem que você veja o macaco da montanha (Dromiciops gliroides) e rato toupeira Chiloé (Notiomys valdivianus chiloensis), duas espécies que se movem entre as matas verdes que dão vida a esta jornada.

Depois de aproximadamente 50 minutos, você vai chegar a um penhasco de onde você pode ver a famosa praia de Cole Cole. É realmente bonita e parece ainda mais surpreendente com a manada de cavalos selvagens correndo pela areia.

Nós descemos, almoçamos, aproveitamos a paisagem e nos preparamos para voltar. Nós demoramos 3 horas na saída e se formos no mesmo ritmo, será o mesmo que demoraremos no caminho de volta.

Finalmente de volta nós apertamos o passo e contamos entre ida e volta um total de 7 horas. A caminhada é longa, mas moderada e absolutamente recomendada. É um trekking único de paisagens espetaculares com uma recompensa final que vale a pena.

Recomendações:

É melhor passar a noite na praia, há parques de acampamento e banheiros. Desta forma, você não terá pressa para andar e você poderá desfrutar mais deste canto incrível da ilha.

Equipamento:

  • Para camping: barraca, saco de dormir, fogão, gás, panelas e comida.
  • Roupas de abrigo impermeáveis  (você nunca sabe quando vai começar a chover)
  • Lanterna
  • Outros: óculos de sol, protetor solar, kit de primeiros socorros, repelente de insetos.
  • Clima: chuvoso temperado com temperaturas médias anuais de 11ºC e chuvas abundantes.

Viva a experiência

  • Trekking pelo Parque Nacional Chiloé

    Trekking pelo Parque Nacional Chiloé7 Horas

    Um dos melhores locais da Ilha de Chiloé para fazer trekking é o Parque Nacional Chiloé. É conhecido por suas paisagens verdes e trilhas…

    • DesdeCLP $90.000por pessoa
    • DesdeUS$113por pessoa
  • Tour pelo Parque Nacional de Chiloé

    Tour pelo Parque Nacional de Chiloé7 Horas

    Visite os mercados artesanais de Chonchi e faça uma excursão pelo Parque Nacional Chiloé, esses são um dos melhores passeios para se…

    • DesdeCLP $90.000por pessoa
    • DesdeUS$113por pessoa