Neste circuito, conheceremos os pontos mais interessantes do planalto chileno. Visitaremos a cidade de Putre, o Parque Nacional Lauca, as montanhas vermelhas e as casas de alguns amigáveis colonos aymaras.
Dia 1: Arica – Putre 3.500 msnm
Nossos guias o aguardam no aeroporto de Chacalluta, na cidade de Arica, de onde tomaremos a estrada internacional CH 11 para entrar no vale de Lluta. Observaremos os geoglifos "El Aguila" e "Gigantes de Lluta", caminharemos pelas Colcas de Huailacan, visitaremos a cidade e a Igreja de Poconchile e apreciaremos o cacto "Candelabro".
Mais tarde visitaremos o povoado de Mallku, caminharemos até o mirante de Pukara de Copaquilla, tambo e chullpa de Zapahuira, e continuaremos ao longo da trilha de património “2 Apachetas” UNESCO Qhapaq Ñan.
Terminaremos o dia caminhando pelo povoado de Socoroma e observando a vista panorâmica do mirante de Putre.
Hospedagem e jantar. (viagem de aclimatação)
Horário: 09:30 - 17:00
Dia 2: Putre – Lago Chungara 4.517 msnm – Putre
Sairemos de manhã cedo para o espetacular Parque Nacional Lauca, onde chegaremos a portaria da CONAF "Las Cuevas". Nosso caminho continuará até o setor “Chaku” (técnica de captura de vicunhas ancestrais) e depois continuará até o mirante e o controle da polícia do povoado de Chucuyo. Do mirante das lagoas de Chucuyo, podemos observar flamingos e ver os magníficos vulcões Parinacota e Pomerape, também conhecidos localmente como "Payachatas".
Continuaremos nosso caminho até o mirante das lagoas Cotacotani, do lago Chungara e da igreja de Parinacota.
Terminaremos o dia nas fontes termais de Jurasi e depois voltaremos a Putre.
Horário: 09:00 - 18:00
Dia 3: Putre – Suri Plaza 4.800 msnm – Arica
Logo após o café da manhã, iniciaremos o percurso pelas encostas do vulcão Taapaca. Faremos uma parada no mirante nevados de Putre, passaremos pelo bairro "general Lagos", visitaremos o desfiladeiro de Allane e conheceremos o povoado e o bofedal de Colpita. Durante o percurso, podemos observar a Llareta (flora nativa), a trilha do acampamento base da colina Suriplaza (4.800 msnm), as montanhas coloridas e os vulcões Taapaca e Tacora.
Sairemos de Putre pela rota CH 11, passar por Mallku e finalmente deixá-los no aeroporto de Chacalluta.
08:30 - 20:00
- Acomodações em Putre
- Transporte turístico (kit de oxigênio e primeiros socorros)
- Comida completa (café da manhã, almoço e jantar)
- Chofer - guia em espanhol
- Seguros
- Comida extra
- Bebidas
- Tudo não indicado no programa
Recomendações
Programa recomendado para pessoas entre 12 a 65 anos e com bom preparo físico, compatível com atividades acima de 3.000 e 4.000 metros acima do nível do mar.
Não recomendado para mulheres grávidas.
O clima durante os meses de janeiro e fevereiro apresenta chuvas esporádicas. Traga capa de chuva e casaco.
O clima em julho e agosto apresenta nevascas esporádicas. Traga um casaco de polar e jaqueta de pluma
NOTA:
Cabana do tipo chalé, banheiro privativo, água quente, bom café da manhã, wi-fi na cidade de Putre e terras altas rurais e pousadas pré-montanha, se necessário.
QUE LEVAR?
Os passageiros devem transportar equipamentos básicos:
- Óculos de sol com filtro UV
- Uma jaqueta corta vento
- Mochila, de tamanho e com qualidades de acordo com a duração da excursão e o equipamento a ser transportado (35 a 45 litros)
- Botas de caminhada, boas botas com cana são essenciais para evitar torções e escorregões.
- Um chapéu ou boné, para nos proteger do sol.
- Use calças compridas e roupas de mangas compridas para nos proteger da luz solar e dos raios ultravioletas, plantas e picadas leves.
- Use protetor solar e protetor labial.
- Seguros