O oásis de Huacachina é um local de descanso tradicional para o povo Ica e um destino turístico imperdível para visitar nas proximidades de Ica.
No meio do deserto, nasce a Área de Conservação Regional Laguna de Huacachina, uma lagoa cercada de dunas, palmeiras e huarangos. Você não pode deixar de conhecer seu antigo calçadão e desfrutar de sua deliciosa gastronomia regional.
Diz a lenda que este Oasis surgiu porque a Huaccac china, uma princesa peruana de longos cabelos negros e olhos cor de esmeralda, passeava sem pelas areias do deserto de Huacachina se olhando no espelho. Uma vez ele viu o reflexo de um homem e ficou tão assustada que largou o espelho e se partiu em mil pedaços. Esses pedaços de vidro se tornaram o lago esmeralda, que ainda refletem os olhos dessa linda princesa. Outra versão diz que a jovem donzela se apaixonou por um guerreiro, mas depois de se casar ele partiu para a guerra e morreu. A jovem sofreu tanto que chorou dia após dia até que suas lágrimas formaram uma pequena lagoa e ela se tornou uma sereia. Acredita-se que a cada noite da lua nova, a jovem deixa a lagoa para chorar por seu amado.
É o único oásis da América do Sul e para os mais aventureiros, há passeios de pedalinho, como também passeios de buggy ou tubulares e a possibilidade de praticar sandboard nos arredores. É um destino ideal para praticar esportes de aventura, onde a adrenalina estará a flor da pele e você poderá desfrutar da experiência de descer em suas dunas. Se você estiver procurando por uma atividade mais relaxada, pode passear por sua lagoa de águas verdes, que têm propriedades curativas.



