Ica, Nazca e Paracas são três destinos que muitos turistas aproveitam para visitar na mesma viagem, graças à sua relativa proximidade.

Se você ama aventura, natureza e quer saber mais sobre as culturas milenarias do Peru, este guia te ajudará a descobrir quais atrativos turísticos são as mais visitadas por viajantes de todo o mundo.

Onde estão Ica, Nazca e Paracas?

Essas três cidades fazem parte da região costeira, que vai de Tumbes até Tacna, e cujo cenários são desertos, vales e dunas.

Como chegar a Ica, Nazca e Paracas?

De avião: pegue um voo para o aeroporto internacional Captain FAP Renán Elías Olivera, localizado na cidade de Pisco. Para voos nacionais, você pode chegar ao Aeródromo Las Dunas, que também possui rotas para zonas como as Linhas de Nazca e a [BGV006]laguna Huacachina[/BGV016].

Rota terrestre: a principal rota para entrar nesses destinos é a Rodovia Pan-Americana Sul. A maioria dos turistas chega de avião por Lima e depois continua o percurso de carro ou ônibus.

Qual é o clima de Ica, Nazca e Paracas?

Esses três destinos têm climas bastante semelhantes aos de áreas quentes, de modo que os dias ensolarados estarão presentes quase todos os dias do ano.

A seguir você pode verificar o clima em cada cidade:

  • O clima em Ica é desértico, com temperatura máxima média de 32° C.
  • Nazca é conhecido como um dos lugares mais secos do planeta: chove apenas 4 mm por ano. As temperaturas variam de 10° C a 32° C.
  • Em Paracas, as temperaturas variam entre 20° C e 27° C no verão e no máximo 20° C no inverno.

Quando ir a Ica, Nazca e Paracas?

A melhor época para visitar Ica, Nazca e Paracas é na primavera ou no inverno, quando você terá dias secos e ensolarados, mas noites mais frias, com temperaturas em torno de 8° C.

Evite esses destinos durante o verão, porque durante esses meses há ventos fortes.

Onde comer?

Se você está passando por Ica, não pode deixar de experimentar o melhor da culinária iqueña, como morusa e las tejas. A região também é conhecida como uma área produtora de pisco.

Em Nazca, o prato típico é bufo ou charapana. Além de outras delícias, como batata doce e figo. Encomende a cachina, a bebida mais popular da região, feita à base de uva.

Onde dormir?

A oferta de acomodações em Ica, Nazca e Paracas é muito variada e para todos os gostos. Você encontrará desde hostels para nômades digitais até hotéis confortáveis para ir em casal ou viajar com sua família. Os preços dependerão da zona que você vai visitar e do seu orçamento.

Veja aqui mais opções de acomodação em Nazca e hotéis em Paracas.

O que fazer em Ica, Nazca e Paracas?

Ica

Localizada na costa sul do Peru, é uma área de vales, praias e reservas naturais. Nas dunas de Ica, você pode praticar esportes radicais, como sandboard e fazer passeios de buggy. Além dos pontos ao redor, não deixe de visitar a praça principal de Ica e seus principais museus, com interessantes coleções de culturas pré-incas. Também te recomendamos que conheça algumas das vinícolas e experimente o incrível pisco em Ica.

Oásis de Huacachina

Este oásis é um dos lugares imperdíveis para visitar perto de Ica e também o único oásis na América do Sul. Huacachina está localizada no meio do deserto, com uma laguna cercada por dunas, palmeiras e Prosopis. Você também poderá desfrutar de sua deliciosa gastronomia, praticar sandboard, andar de pedalinho ou andar de buggy. Existem passeios que partem de Ica e também de Lima.

Cachiche

A 4 km ao sul de Ica é este enigmático vilarejo, conhecido por suas bruxas que, nos tempos antigos, curavam todos os tipos de males.

Paracas

Localizado na província de Pisco, a 250 quilômetros ao sul de Lima, este destino é caracterizado por seus desertos, praias, ilhas e falésias. Embora a cidade seja pequena, é um destino ideal para quem ama a natureza e a observação de animais em seu habitat natural.

Reserva Nacional de Paracas

Esta área protegida é lar de leões-marinhos, pinguins de Humboldt, golfinhos e flamingos. Está localizado em Pisco e foi criada para proteger a flora e fauna silvestre da região. Não deixe de ver El Candelabro, um magnífico geoglifo ancestral localizado na baía de Paracas, que também é considerado Patrimônio Mundial.

Ilhas Ballestas

Aqui você vai admirar a maior colônia de leões marinhos, um destino ideal para se conectar com a natureza e observar animais marinhos. Você pode fazer um passeio de barco para se aproximar das ilhas e ver de perto a flora e fauna marinha. A melhor momento para visitar é entre janeiro e março, porque nestes meses é época ideal para encontrar filhotes de leões marinhos.

Chincha

Nesta província realiza-se a famosa Rota do Pisco, além de celebrar o Festival da Colheita durante o mês de março.

Nazca

Localizada no sul do Peru, é uma cidade cheia de sítios arqueológicos e aquedutos subterrâneos que datam de milhares de séculos.

Linhas de Nazca

Geoglifos antigos que ainda são um mistério para a arqueologia. Dizem que eles pertenciam à cultura Nazca e se destacam por suas figuras geométricas e zoomórficas, como um cachorro, o condor, o macaco e o beija-flor. Além disso, eles são Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Para viver uma experiência única, recomendamos fazer um tour em avioneta para observar os desenhos do cima. Você verá todos os detalhes das Linhas de Nazca!

Aquedutos de Cantalloc

Existem mais de 32 aquedutos subterrâneos construídos no meio do deserto pela antiga cultura Nazca. É um sistema único de irrigação no Peru e que, até agora, é usado pelos agricultores locais para plantar milho, algodão, feijão e batata.

Centro Ceremonial de Cahuachi

É um dos maiores centros cerimoniais do mundo, realizado pela cultura Nazca, que consiste em um conjunto de pirâmides de 15 a 40 metros de altura. Eles estão no vale do rio Nazca, ao sul de Lima. [BGC011]Reserve este passeio aqui[/BGV011].

Cemitério de Chauchilla

Neste cemitério, você encontrará túmulos originais da época pré-inca com seus tecidos e cerâmicas, sendo uma das maiores necrópoles do vale de Nazca. Você pode conhecê-lo fazendo um tour durante o dia.

Los Paredones

Este sítio arqueológico era um antigo centro administrativo inca localizado nas ladeiras do morro Los Altos de Nazca.

Recomendações

  • A maioria dos destinos está pela costa, por isso recomendamos que você traga água, protetor solar, óculos escuros e um chapéu para os passeios pelos locais turísticos. Também não esqueça de levar chinelos e roupas leves.
  • Lembre-se de nunca alimentar os animais ou perturbá-los. É sua responsabilidade como turista protegê-los e não invadir seu habitat natural.
  • É recomendável sempre ter dinheiro em efetivo ou sacar dinheiro nos caixas eletrônicos nas cidades maiores. Em alguns locais pequenos, você não encontrará caixas eletrônicos ou bancos disponíveis.

Se você quiser viajar para esses três destinos no Peru, veja os nossos passeios no site ou escreva para sales@letsvisitperu.com e te ajudaremos a montar a sua viagem de acordo com o que você gosta.