O Centro Cerimonial de Cahuachi é o maior centro cerimonial de barro do mundo, que consiste em um conjunto de pirâmides truncadas de adobe construídas pelos antigos Nazca, que medem de 15 a 40 metros de altura. Está localizado no vale do rio Nazca, a 460 quilômetros ao sul de Lima.
A cultura de Nazca (200 aC - 900 dC) foi uma das mais famosas culturas pré-colombianas dos Andes. Foi reconhecido por suas finas cerâmicas e pelas linhas e figuras enigmáticas desenhadas nos pampas de Palpa e San José. É um dos maiores centros cerimoniais do mundo, construído em adobe. Eles ainda estão investigando e descobrindo novos achados na área.
Muito perto das Linhas de Nazca está o Sítio Arqueológico de Cahuachi, um dos maiores em pirâmides e praças da era pré-hispânica. Se distingue um pátio e um grande terraço com recintos cobertos.
No topo dos templos maiores foram encontrados cômodos com dezenas de colunas. Destacam-se a Grande Pirâmide, a Pirâmide Laranja, o Grande Templo, o Templo Escalonado e os Montes.
Seu período de maior esplendor foi entre o ano 1 e 500 d.C. mas depois desse período foi abandonado. Além disso, é considerado como a segunda maior construção de barro da América, depois de Chan Chan. A cidade perdida de Cahuachi foi usada como centro cerimonial e local de peregrinação, com mais de 24 quilômetros quadrados.
Quando ir
Você pode visitar durante todo o ano. Os melhores meses são de dezembro a março, mas se você quiser observar o trabalho dos arqueólogos, você deve viajar entre junho e agosto.
O horário de visita é de segunda a domingo, das 8:00 às 17:30.
Clima
O clima é deserto e chove pouco durante o ano.
Como chegar lá
Está a 166 quilômetros da cidade de Ica, um trajeto que leva 3 horas. Se você viajar de Nazca, fica a 24 quilômetros a sudoeste da cidade e leva 30 minutos de carro. Você deve tomar a Panamericana Sur.
Recomendações
Leve óculos de sol, chapéu, repelente, roupas leves e água durante a sua visita.