A zona sul da região dos Lagos está a porta para a zona mais Austral do Chile. Ela compreende o Arquipélago de Chiloé, uma área repleta de mitos e tradições, e da Província de Palena, de incrível beleza natural e maduros para o turismo de aventura.
A Ilha Grande de Chiloé é o segunda maior do Chile depois de Tierra del Fuego. Ela está localizado 90 milhas a sudoeste de Puerto Montt e é um local de riqueza natural e cultural. Enquanto a zona costeira é caracterizada por uma fauna variada, o interior é o lar de grandes florestas indígenas. Ponto de desenvolvimento da cultura Huilliche, Chiloé tem uma tradição de mitos e lendas, suas lendas folclóricas fundem o cristiano com as tradições da ilha e criam personagens mitológicos como El trauco e La Pincoya
O longo isolamento em que se encontram, o clima e a curiosa mistura de dois povos, deu aos habitantes da ilha de Chiloé um caracter que tem intrigado e atraído muitos continentes. Talvez o que mais caracteriza é sua madeira e a criação de ferramentas de trabalho adequado para atender às suas próprias necessidades. Talvez o que mais caracteriza e define o caráter dessas pessoas é que elas são bondosas, amorosas e profundamente apaixonadas por sua ilha é seu sistema de crenças, o produto de uma mistura de mitologia e do catolicismo.
Grande fama e reconhecimento são as igrejas de Chiloé, construídas nos séculos XVII e XVIII pelos jesuítas e, posteriormente, pelos franciscanos no século XIX, são testemunho de uma tradição que perdura até hoje. Feitas de madeira, representando a fusão de arquitetura e tecnologia de europeus e índios. Além de ilustrar a riqueza cultural do arquipélago de Chiloé, essas igrejas testemunham a fusão bem sucedida entre a cultura e as técnicas indígenas da Europa, o perfeito alinhamento de sua arquitetura com a paisagem e o ambiente físico, e a continuidade duradoura dos valores espirituais comunidades insulares. (Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO).
No continente, a rota por mais de mil quilometros que percorre essa região representa um dos melhores esforços do homem para dominar esses sites. A estrada chamada Carretera Austral começa em Puerto Montt e, já nos primeiros quilômetros, atrai interesse imediato para com os parques nacionais Alerce Andino e Hornopirén.
Mais ao sul está o Parque Pumalín, producto de uma iniciativa particular para preservar e proteger a nossa biodiversidade. Finalmente, a partir de Chaiten, cidade equipada com todos os serviços necessários, você poderá escolher desde um delicioso banho nas Termas del Amarillo, ou continuar o caminho até o Lago Yelcho, um ótimo lugar para pescar.