As salinas de Maras são salinas localizadas no Vale Sagrado de Cusco que datam desde o Tahuantisuyo. Se tratam de cerca de três mil pequenas piscinas naturais escavadas ao lado de uma montanha e, juntas, formam uma paisagem espetacular, perfeita para fotografias. Em cada uma dessas piscinas, que medem 5 metros quadrados, a água salgada é despejada de um manancial natural localizado logo acima das salinas. Depois que a água evapora, o sal se cristaliza e está pronto para ser colhido.
Em geral, é esperado que as piscinas de Maras preencham até 10 centímetros de sal do solo para extrair o produto, depois armazená-lo em sacos de pano e vendê-lo.
As excursões organizadas que incluem o passeio às salinas de Mara também oferecem uma visita às ruínas de Moray, impressionantes terraços construídos elipticamente pelos Incas. Nos arredores também se encontra o povoado de Maras e o Santuário de Tiobamaba.
Onde estão as salinas da Maras?
As minas de sal de Maras foram escavadas a 3.380 metros de altura na Cordilheira dos Andes, especificamente no lado da montanha Qaqawiñay. Localizado no Vale do Urubamba, também conhecido como o Vale Sagrado dos Incas, estão a 46 km de Cusco e fazem parte dos melhores pacotes turísticos de Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu.
Quando ir às Minas de Sal de Maras
Se o que você busca é tirar a foto perfeita, recomendamos que você visite as minas de sal de Maras ao entardecer, quando o sal reflete as cores do pôr do sol.
Clima nas Minas de Sal de Maras
O clima nas Minas de Sal de Maras é temperado.
Como chegar a Las Salineras de Maras
De Cusco você pode contratar o tour Maras Moray de aproximadamente cinco horas. A maioria das agências de turismo que vão ao Vale Sagrado oferecem este passeio turístico.
Se você quiser ir de forma independente, pode pegar um táxi de Cusco ou de Urubamba para chegar às minas de sal de Maras.
Recomendações
Para entrar nas Minas de Sal de Maras você tem que pagar a taxa de entrada. (Para ver o valor visite o site da peru.travel no link abaixo)
Se você está propenso a doenças da altitude, é aconselhável evitar aclimatação em Cusco um dia antes e tomar folhas de coca.