El Brujo é o complexo arqueológico onde a múmia da Senhora do Cao, uma importante matriarca que dominou o norte do Peru há 1.700 anos, foi encontrada.

El Brujo é um complexo arqueológico que guarda séculos de história. Um centro cerimonial que abriga o legado de 5.000 anos de ocupação do ser humano desde a era de caçadores nômades, passando pela época dos coletores, e pelas culturas Cupisnique, Moche, Lambayeque, Chimu e Inca.

Em 300 dC este território foi dominado por uma mulher conhecida como a Senhora do Cao. Um membro da classe alta Mochica, que de acordo com estudos teria liderado a política e religião no Vale de Chicama. Assim atesta seu equipamento funerário rico, composto por 18 colares de ouro, prata, lápis-lazúli, quartzo e turquesa, 30 brincos de nariz de ouro e prata, tiaras e coroas de cobre dourado. Em seu túmulo havia cetros de madeira revestidos de placas de cobre e metal, que sustentam a teoria de um matriarcado no Peru há 1.700 anos.

A múmia da Senhora do Cao foi encontrada em seu túmulo, enterrada na pirâmide de Huaca Cao Viejo. Seu corpo mumificado ainda preserva suas tatuagens com cobras e aranhas, símbolos da fertilidade da terra ou de vidente.