Anterior aos Incas, o Complexo Arqueológico Wari irá levá-lo para descobrir esta cultura milenar e visitar um dos centros urbanos mais extensos do Peru pré-colombiano.
O Complexo Arqueológico Wari é um dos maiores centros urbanos do antigo Peru, com 2.200 hectares para percorrer e descobrir durante a sua visita.
Em 1550, o cronista espanhol Pedro Cieza de León relatou a descoberta de edifícios monumentais localizados a 22 quilômetros da cidade de Huamanga. O que chamou a atenção na arquitetura é que se diferencia das construções típicas incas. Se tratava de Wari, capital do primeiro estado panamenho, anterior do período Inca.
Localizado a 2.830 metros acima do nível do mar, seus edifícios são uma mostra do avanço tecnológico da cultura Wari, que ocorreu entre os séculos 6 e 11 dC. Essas construções são feitas de pedra e barro pintadas de vermelho e branco, as quais se dividem em setores cobertos por um sistema subterrâneo de água e drenagem. A maioria das construções está enterrada.
Alguns de seus principais setores são o Cheqowasi, composto de câmaras funerárias subterrâneas de vários níveis; Moradochayoq, onde se presume que tenham sido influenciados pelo Tiawanaku; Capillapata, conjunto de edifícios trapezoidais e retangulares de até 400 metros de comprimento e mais de 10 metros de altura; e Ushpaqoto, onde figuras humanas moldadas foram encontradas em aréas de oficinas e depósitos.
O local possui um Museu do Sítio, onde se exibem peças encontradas durante as escavações como vasos de cerâmica, fragmentos de ossos e argila. Este é administrado pela Direção Regional de Cultura Ayacucho e pertence ao Sistema Nacional de Museus do Estado.
Quando ir
Você pode visitar durante todo o ano. Evite a estação chuvosa (dezembro a março).
O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9:00 às 17:00. A entrada geral custa 2 soles, enquanto os escolares pagam 50 centavos.
Clima
O clima é seco e temperado. A temperatura média máxima é de 28 ° e a temperatura mínima é de 6 ° C. A temporada de chuva vai de dezembro a março.
Como chegar lá
O Complexo Arqueológico Wari está localizado a 22 quilômetros ao norte da cidade de Ayacucho, na rota para Quinua. O trajeto dura 30 minutos de carro. Entrada com ingresso.
Recomendações
Levar protetor solar, repelente, óculos de sol, chapéu e água durante a sua visita.
Não há serviços de alimentação no local, por isso é recomendável levar lanches ou comer antes de sair, especificamente no distrito de Quinua. Lá você encontrará mercados com pratos típicos da região.
Recomenda-se contratar um guia turístico ou um tour para conhecer a história do lugar e o valor dos objetos arqueológicos que você observará durante o passeio.