O rio Puelo é nosso segredo mais bem guardado. Está localizado na zona andina da Região dos Lagos e se caracteriza por ser um rio de cor turquesa, cercado pela vegetação nativa, bosques e muito mais.

Quando o caminho começa a entrar na selva andina, o rio Puelo aparece com suas águas que deixam qualquer um impactado devido à sua cor turquesa. Este rio é binacional, já que vem da Argentina e desemboca no oceano Pacífico. Suas águas vêm carregadas de salmões e trutas de tamanhos enormes (até 32 quilos!), que o transformam em um dos rios mais atrativos para os fanáticos pela pesca.

O rio Puelo, que em mapudungún significa “está no leste”, não é somente um rio de pesca, pois seus arredores, carregados de vegetação nativa oferecem centenas de caminhos quase inexplorados pelos quais as pessoas podem fazer trekking e caminhadas.

Nos últimos anos as pessoas locais se organizaram para irem recebendo turistas que buscam alojamento e atividades para se fazer, como o fly fishing, caiaque e trekking. Se você quer fazer o que há de melhor nesta região lhe recomendamos este programa de viagens que navega o rio Puelo, cruzando o lago Tagua Tagua até chegar a Llanada Grande, que é um campo onde há alojamento para os turistas. Nesse lugar, inóspito e muito silencioso, pode-se contemplar a flora e fauna, e ele marca o ponto de início para todas as atividades que podem ser realizadas.

Amante do trekking?

Esta viagem para Puelo, pode ser combinada com uma visita prévia ao Vale de Cochamó, setor La Junta, mais conhecido como o “Yosemite Chileno” um lugar cercado por montanhas cinzas cobertas de pedras-pomes rodeados de bosques verdes e densos. Para os escaladores, este lugar se tornou um centro mundial para se praticar este esporte. Recomendamos a você ficar pelo menos 4 dias no vale de Cochamó, aproveitar as cascatas d’água, seus tobogãs naturais e subir o cerro Arco Iris, para meu gosto, um tanto perigoso... mas se o fazer em um dia com sol (sem chuva) e chegar até o segundo mirante, lhe garanto que a paisagem que verá lá de cima dificilmente encontrará em outro lugar do mundo.

Recomendações

4 dias no Vale de Cochamó (setor La Junta) e 3 dias no rio Puelo.... Com isto, você conhecerá o que há de melhor na Região dos Lagos. Uma viagem para a fotografia, para a contemplação de profundas paisagens e para a atividade física.... Que nunca é demais.

Viva a experiência