Neste artigo contaremos para você a primeira coisa que chama a atenção quando aterrissamos no Aeroporto de Balmaceda na Região de Aysén.

Dizem por aí, que a Carretera Austral poderia ser uma das regiões mais lindas do Chile, impactando por sua extravagante geografia, interrompida por enormes montanhas que abrem passagens para rios, lagoas, degelos e enormes geleiras inexploradas.

Este lugar foi posicionado como uma das regiões com maior potencial turístico do Chile, com uma projeção de mais de 10% de crescimento. É por esta razão que muitos locais decidiram instalar hospedarias, cabanas e serviços turísticos para mostrar ao mundo (e também aos chilenos) as belezas de Aysén.

Ao aterrissar em Balmaceda você poderá se dar conta de sua peculiar geografia. No resto do Chile temos a Cordilheira dos Andes ao leste, a depressão intermediária onde encontram-se quase todas as grandes cidades do nosso país, a cordilheira da costa e as praias do oceano Pacífico. Na Carretera Austral isto não ocorre da mesma maneira. A cordilheira dos Andes se funde no mar e aparece na metade da região dando origem a Campos de Gelo Norte e parte de Campos de Gelo Sul (território que é compartilhado com a Região de Magalhães).

O impressionante de tudo isto, é que a cordilheira dos Andes se mistura com o mar dando origem a canais e fiordes que se formaram produto do afundamento do território, gerando uma geografia totalmente fragmentada. Hoje em dia se oferecem tours de dia inteiro e programas de viagens em cruzeiros que navegam desde Puerto Montt até a Lagoa San Rafael.

Esta geografia torna a Região de Aysén em um destino inigualável onde a paisagem muda abruptamente a cada momento. Na fronteira entre o Chile e a Argentina você poderá desfrutar de uma paisagem de estepe, enquanto que na costa temos verdes montanhas carregadas de vegetação.

Poderíamos falar que a Região de Aysén tem uma das selvas mais frias do mundo, e também abriga uma das maiores reservas de água doce do planeta com os Campos de Gelo.

Digam-me vocês, o que mais se pode pedir?

Viva a experiência