Estas são as coisas que um turista sustentável deve fazer.

Para muitos países o turismo é fundamental na economia. A renda gerada por este setor ajudou com o surgimento de comunidades locais e por fim a melhorar sua qualidade de vida. Mas o turismo não deixa somente rastros positivos.

Em lugares como a Tailândia, Veneza e Bali, a enorme quantidade de turistas que chegam anualmente está causado efeitos negativos como a contaminação, o deslocamento da população local e os maus-tratos aos animais.

Como viajantes devemos ser respeitosos com as culturas e os recursos naturais dos lugares que visitamos. Cada um dos nossos atos pode fazer a diferença e no GoChile te contamos como fazê-la:

Estes são os 10 pontos-chave para ser um viajante sustentável:

1. Não deixe lixo: jogue seus resíduos em lixeiras e se não há nenhuma próxima, leve-os consigo até que encontre uma. Uma dica para reduzir o lixo é andar com uma garrafa de água reutilizável e enchê-la no seu hotel. Um turista verde não compra garrafas plásticas.

2. Não apoie os maus-tratos aos animais: em países como a Tailândia ou Bolívia os atrativos mais chamativos são passear sobre o lombo de um elefante, nadar com golfinhos ou tirar fotos com um tigre, no entanto, estas atividades são prejudiciais para os animais. As empresas que os usam os tiram dos seus habitat e na maioria das ocasiões os fazem trabalhar em excesso até que adoeçam.

3. Estimula o desenvolvimento local: Contrata guias locais  e compra produtos feitos por habitantes locais, desta maneira estará contribuindo com a economia da região e impactando positivamente na comunidade que está visitando. Além disso, terá uma experiência única e souvenires totalmente autênticos.

4. Escolhe voos diretos: os aviões são responsáveis por enormes quantidades de emissões de carbono. Não estamos te dizendo para parar de usá-los, mas que verifique bem a rota, assim evitará voos desnecessários.

5. Diminui o impacto ambiental: passear de bicicleta ou caminhar pela cidade são excelentes maneiras de conhecer e ao mesmo tempo diminuir o impacto ambiental. Ao evitar usar veículos motorizados, estará diminuindo sua emissão de carbono.

6. Respeita a cultura local: conhecer culturas diferentes é um dos móviles mais comuns entre os viajantes, mas assim como aproveitamos visitando templos, igrejas ou comunidades indígenas, também é nosso dever respeitar estes lugares e os costumes dos habitantes locais. Uma boa dica para não faltar com respeito é verificar antecipadamente os códigos de vestimenta e respeitá-los.

7. Pechincha com consciência: em lugares como o sudeste asiático é comum negociar o preço com o vendedor, mas como visitantes, devemos ter consciência e consideração com a pessoa que temos em frente. Esses cinco dólares que conseguir baixar, podem não significar muito para você, mas talvez para essa pessoa faça uma grande diferença.

8. Não de dinheiro aos mendigos: em alguns países as crianças são tiradas das escolas e obrigadas por seus pais a pedir dinheiro aos turistas. Se você dá dinheiro para as pessoas na rua, estará estimulando esta realidade. Inscreva-se em um trabalho voluntário, ensina em uma escola ou lhes dê comida, assim estará ajudando muito mais que dando dinheiro.

9. Respeita a natureza: quando estiver em um parque nacional ou em uma bela selva, lembre-se que está de visita. Não perturbe o habitat dos animais silvestres dando-lhes comida ou fazendo muito barulho e, sobretudo, deixe as coisas como estão, não leve uma estrela-do-mar ou um caracol para casa.

10. Escolha hospedagens e agências que façam bem para o mundo: escolha hotéis e serviços turísticos que tenham respeito pelo meio ambiente e as comunidades locais. Evite aquelas agências que fazem dos maus-tratos aos animais uma atração turística e escolha aquelas que trabalham com os habitantes locais. 

E você, é um turista responsável?

Viva a experiência