No sul do Peru, entre a costa e a Sierra, fica Tacna, um departamento no qual convivem vales férteis harmoniosos, que produzem vinhos e pisco, com relaxantes banhos termais e interessantes petróglifos.

Entre a costa e a serra, no sul do Peru se encontra Tacna, um departamento no qual coexistem harmonicamente vales férteis e desertos áridos. Sua história, que remonta à Guerra do Pacífico, e sua produção de vinhos e pisco de exportação, fizeram desta área um dos orgulhos nacionais.

Em geral, os estrangeiros vêem Tacna como uma cidade de passagem, entre o Chile e o Peru, mas pouco a pouco o turismo enológico e as fugas de relaxamento e bem-estar estão chamando cada vez mais a atenção dos viajantes.

No Vale do Locumba, localizado a uma hora da cidade de Tacna, há uma proliferante  indústria de vinhos, piscos e pimenta. As degustações em vinícolas e os pratos típicos servidos em restaurantes locais fazem um passeio ao campo um dia perfeito de campo. No campo do Vale Viejo de Tacna, também é possível saborear a deliciosa gastronomia peruana em um dos seus restaurantes tradicionais.