Lagidium viscacia
Roedor que se parece a uma lebre, mas que tem a cauda comprida. Possui uma linda pelagem comprida e compacta, com um corpo pequeno e uma enorme cauda com pelos longos. Seus pelos são suaves, a exceção da cauda, onde são um pouco mais duros. Tem grandes orelhas, patas traseiras muito desenvolvidas e membros dianteiros pequenos. Tem cor amarelada na zona Norte do Chile e cinzenta na zona Sul. Sua região ventral sempre é mais clara que a dorsal e geralmente tem um lado preto no meio da dorsal. A ponta da sua cauda é preta. Possui hábitos noturnos e sua dieta contempla todo tipo de vegetais e raízes, causando muitos danos ao cultivo. É permitido caçá-lo, inclusive para o consumo humano, já que sua carne é mole e suave. Sua pele também é comercializada na indústria de peles de animais.
Família: Chinchillidae
Distribuição: De Arica (I região) até Última Esperanza (XII região) desde 600 a 5.000 metros de altura. Habita as zonas da cordilheira, em terrenos secos e pedregosos, tanto na Cordilheira dos Andes quanto na Costa.
Habitat: Habita as zonas da cordilheira, em terrenos secos e pedregosos, tanto na Cordilheira dos Andes quanto na Costa.