Zonotrichia capensis
Mede aproximadamente 15 cm de comprimento. Sua cara e crista são cinza com faixas laterais pretas. Tem um círculo castanho ao redor do pescoço, e seu ventre e partes inferiores são esbranquiçadas. Suas asas e cauda são cinza-escuro com algo de canela e duas faixas brancas. São aves solitárias, que só se juntam em épocas de acasalamento. Alimentam-se principalmente de sementes e larvas.
Família: Emberizidae
Distribuição: No Chile existem três subespécies: o tico-tico (Zonotrichia capensis chilensis), desde o Atacama até as Ilhas Guaiatecas; o tico-tico do norte (Zonotrichia capensis antofagastae), em Tarapacá e Antofagasta; o tico-tico peruano (Zonotrichia capensis peruviensis), na primeira região, o tico-tico andino (Zonotrichia capensis sanborni), desde o Atacama até os Andes; e o tico-tico austral (Zonotrichia capensis australis), desde Aysén até o Cabo de Hornos. Seu habitat vai desde o nível do mar até a cordilheira (até 3.500 msnm), desde pradarias abertas até bosques e plantações agrícolas.
Habitat: Seu habitat vai desde o nível do mar até a cordilheira (até 3.500 msnm), desde pradarias abertas até bosques e plantações agrícolas.