Flora
Graças à diversidade de sua geografia e clima, a flora do Chile oferece uma ampla variedade de espécies. Na região norte, na costa, a vegetação quase não existe, exceto por uma grande variedade de cactus. Nas regiões norte chico e central, a vegetação vai aumentando a medida que o clima é mais úmido, sendo que a maior parte das espécies é de arbustos e árvores de folhas duras. Nesta região o número de espécies como o litre (Lithraea caustica), lun, guayacán (Porlieria chilensis), peumo (Cryptocarya alba) e outras se torna mais abundante.
Mais ao sul, e avançando em direção à região austral, árvores como o roble (Nothofagus obliqua), coigue, avellano, canelo, araucaria e alerce se tornam parte indispensável da paisagem. Grande parte da diversidade da flora no Chile se caracteriza por ser encontrada apenas entre os limites do nosso território. É por isso que as árvores, arbustos e trepadeiras que serão descritas a seguir, correspondem às espécies mais representativas e características da flora nacional.
Muitas dessas espécies se encontram em sério perigo de extinção. Bosques de milhares de anos de antiguidade estão desaparecendo devido a três fatores principais: a extraordinária qualidade da madeira que algumas delas possuem, como o alerce e a araucaria, o seu lento crescimento e o desmatamento indiscriminado.
Algarobo
Originária do Peru, Argentina e Chile, é uma árvore robusta, com ramos flexíveis e espinhosos. Sua altura varia entre 8 e 14 metros, possui 20 folhas que envelhecem quando estão…
Araucária
Árvore de crescimento lento que pode chegar a até 50 metros de altura. Seu tronco é reto, cilíndrico e muito grosso, cujo diâmetro pode medir 3 ou mais metros. A ramificação começa…
Aveleira chilena
Árvore que alcança 20 metros de altura. Tem crescimento piramidal com tronco reto e galhos finos. Seu córtex é cinza com manchas escuras. Suas folhas são perenes, com serrilhas, coriáceas,…
Beilschmiedia
Árvore corpulenta e perene, de 5 a 10 metros de altura. Possui folhas simples, opostas, peciolada, de 11 x 7 cm de largura, oblongas, com bordas inteiras, coriáceas e brilhantes. Suas…
Boldo
Árvore de folhagem escura e densa. Suas folhas são aromáticas, perenes, coriáceas, inteiras, de 3 a 7 cm de comprimento por 1 a 5 de largura, e forma variável, com as bordas dobradas…
Bollen
É um arbusto de 2 a 10 metros de altura, cujas folhas são simples e medem entre 3 e 8 centímetros de comprimento. São oblongas (alongadas), com bordas serradas, coriáceas de cor verde…
Calafate
É um arbusto espinhoso de 1 a 2 metros de altura. Suas folhas estão agrupadas em rosetas, com diferentes tamanhos. Seus espinhos são amarelados e podem medir 3 cm de longitude. As flores…
Capororoca
É uma árvore de tronco reto e cilíndrico que mede aproximadamente 30 metros de altura e pode chegar a 1 metro de diâmetro. Tem ramos finos com as extremidades avermelhadas. As folhas…
Chagual
É uma planta perene com folhas em roseta. Suas folhas são compridas e finas, de 1 metro de comprimento por 2,5 cm de largura. São curvadas e possuem espinhos em suas bordas. As…
Chilco
É um arbusto perene de 1 a 2 metros de altura, com ramos finos, compridos e frágeis. As folhas, de 5 cm, são verdes claras na parte inferior. As flores estão formadas por um cálice…
Cipreste da Cordilheira
É uma árvore com forma piramidal, perene, de 15 a 20 metros de altura e com córtex cinza e enrugado. Seus ramos são nivelados e estão cobertos com folhas escamosas de dois tipos.
Coigue
Árvore perene, de crescimento relativamente rápido que pode alcançar 40 metros de altura. Seu tronco é reto, cilíndrico e não possui ramos na parte inferior. O córtex é cinza, fino…
Colihue
É uma planta arbustiva, perene, com caules simples e sem ramificações. Seus caules são maciços e medem de 2 a 8 metros de altura. As folhas são de 2 a 8 cm de comprimento e nascem nos…
Colliguaja
Arbusto ramoso de 1 a 2 metros de altura, com folhas compridas e finas, de bordas inteiras e de 2 a 5 cm de comprimentos. Floresce de setembro a novembro e o fruto é uma cápsula lisa…
Copihue
O copihue é a flor nacional do Chile. É uma trepadeira que pode chegar a 4 metros de longitude. Tem folhas simples, ovaladas-oblongas, de borda grossa e lisa. Sua cor é verde…
Espino
É uma árvore espinhosa de madeira dura e que mede entre 2 e 6 metros de altura. Floresce entre agosto e outubro e produz como fruto um legume preto e grosso. Dada a rigidez da madeira,…
Guayacán
É um arbusto que pode medir até 4 metros de altura. Tem galhos retorcidos, com folhas sempre verdes, opostas e em duplas de até 18 pares. Suas folhas, que medem entre 1,5 e 3,…
Guindilla
É um arbusto que pode medir entre 60 e 120 cm de altura. Suas folhas são opostas, simples e de 1,5 e 2 cm de comprimento. Floresce entre setembro e outubro e o fruto é uma cápsula como…
Guindo Santo
Árvore de entre 4 e 5 metros de altura e de 10 a 15 centímetros de diâmetro. Seu tronco possui um córtex limpo, brilhante e avermelhado, com galhos bifurcados em suas extremidades.…
Larício ou Cahuén
É uma conífera de desenvolvimento lento, com um tronco que cresce 1 centímetro de espessura a cada 15 ou 20 anos. Pode sobreviver de 3 a 4 mil anos, medindo cerca de 50 metros de altura…
Olivillo
Cresce em lugares muito específicos da cidade de Coquimbo. Precisa de um clima temperado e, portanto, é mais comum dentro do bosque chileno. Seu tronco alcança 25 cm de altura…
Ulmo
Árvore perene que pode chegar a 40 metros de altura e 2 metros de diâmetro no tronco. O córtex é cinza-pardo com fissuras longitudinais. O tronco é reto e os galhos das copas são mais…
Cipreste Anão
É uma espécie muito rara. Caracteriza-se por ser um arbusto baixo, cujos troncos crescem escondidos no lodo, e apenas sobressaem os que alcançam 10 a 30 cm. Suas folhas são como…
Roble
Árvore que alcança uma altura de até 40 metros e 2 metros de diâmetro. Possui um córtex cinza-marrom com cortes irregulares e galhos novos. As folhas são verdes claras, de forma ovalada-lanceoladas,…