Flora

Graças à diversidade de sua geografia e clima, a flora do Chile oferece uma ampla variedade de espécies. Na região norte, na costa, a vegetação quase não existe, exceto por uma grande variedade de cactus. Nas regiões norte chico e central, a vegetação vai aumentando a medida que o clima é mais úmido, sendo que a maior parte das espécies é de arbustos e árvores de folhas duras. Nesta região o número de espécies como o litre (Lithraea caustica), lun, guayacán (Porlieria chilensis), peumo (Cryptocarya alba) e outras se torna mais abundante. 

Mais ao sul, e avançando em direção à região austral, árvores como o roble (Nothofagus obliqua), coigue, avellano, canelo, araucaria e alerce se tornam parte indispensável da paisagem. Grande parte da diversidade da flora no Chile se caracteriza por ser encontrada apenas entre os limites do nosso território. É por isso que as árvores, arbustos e trepadeiras que serão descritas a seguir, correspondem às espécies mais representativas e características da flora nacional.

Muitas dessas espécies se encontram em sério perigo de extinção. Bosques de milhares de anos de antiguidade estão desaparecendo devido a três fatores principais: a extraordinária qualidade da madeira que algumas delas possuem, como o alerce e a araucaria, o seu lento crescimento e o desmatamento indiscriminado.