Kuélap é um daqueles lugares que você deveria conhecer pelo menos uma vez na vida. Deixe-se encantar com as maravilhas que oferece este imponente complexo construído pelo Chachapoyas no topo da Amazônia Andes.

É o complexo arqueológico mais importante do nordeste do país, declarado Patrimônio Cultural do Peru em 1998. Kuelap é uma cidadela fortificada que vigia a cidade a partir do topo dos Andes amazônico na parte alta do vale de Utcubamba, cercada por um muro 1.900 metros de comprimento. Localiza-se na província de Luya, distrito de Tingo, região do Amazonas.

Faz parte do legado milenar da cultura Chachapoya que se desenvolveu de 500 a 1450 dC. aproximadamente, sendo um importante centro político, religioso e militar. Acredita-se que a palavra Kuélap vem da deformação da palavra "Cónlap", nome de uma aldeia que vivia na região, e que significaria "floresta nas nuvens".

Suas imponentes muralhas medem 19 metros de altura, estão a mais de 3.000 metros acima do nível do mar e refletem a avançada engenharia e arquitetura que essa cultura tinha. Devido à sua localização estratégica, a fortaleza de Kuelap foi projetada para se defender contra outros grupos étnicos porque que suas passagens vão se estreitando até impedir que passe mais de uma pessoas por vez, o que facilitou a defesa dos antigos habitantes do forte.