Kuélap é um daqueles lugares que você deveria conhecer pelo menos uma vez na vida. Deixe-se encantar com as maravilhas que oferece este imponente complexo construído pelo Chachapoyas no topo da Amazônia Andes.
É o complexo arqueológico mais importante do nordeste do país, declarado Patrimônio Cultural do Peru em 1998. Kuelap é uma cidadela fortificada que vigia a cidade a partir do topo dos Andes amazônico na parte alta do vale de Utcubamba, cercada por um muro 1.900 metros de comprimento. Localiza-se na província de Luya, distrito de Tingo, região do Amazonas.
Faz parte do legado milenar da cultura Chachapoya que se desenvolveu de 500 a 1450 dC. aproximadamente, sendo um importante centro político, religioso e militar. Acredita-se que a palavra Kuélap vem da deformação da palavra "Cónlap", nome de uma aldeia que vivia na região, e que significaria "floresta nas nuvens".
Suas imponentes muralhas medem 19 metros de altura, estão a mais de 3.000 metros acima do nível do mar e refletem a avançada engenharia e arquitetura que essa cultura tinha. Devido à sua localização estratégica, a fortaleza de Kuelap foi projetada para se defender contra outros grupos étnicos porque que suas passagens vão se estreitando até impedir que passe mais de uma pessoas por vez, o que facilitou a defesa dos antigos habitantes do forte.
Dentro da fortaleza de Kuelap, pode admirar até 420 casas circulares de pedra com frisos em forma de losango e em ziguezague. Do alto, seus edifícios se fundem com as montanhas verdes pelo que é comparado a Machu Picchu, ainda um tesouro a descobrir para o mundo do turismo, porque está em uma área pouco explorada.
A Zona Arqueológica Monumental de Kuelap é dividida em dois níveis: Povoado Baixo e Povoado Alto. O primeiro possui construções decoradas com figuras losangulares e ziguezague, onde se destaca o Tintero, um edifício de caráter cerimonial, onde se acredita que foram feitos sacrifícios humanos e animais. Em Povoado Alto, está a plataforma cerimonial de El Castillo e El Torreón Norte, que serviu como posto de vigilância ou lugar de vigia.
Chegar ao complexo arqueológico é uma jornada de aventura e muitos aproveitam para adicionar emoção à visita, tomando o sistema de teleférico de Kuélap para admirar seus edifícios de cima. Graças à inauguração destes novos e modernos teleféricos em 2017, é possível visitar este sítio arqueológico pré-Inca em apenas 20 minutos por apenas 20 soles (taxa de ida e volta). Com esse novo sistema, podem subir 400 passageiros por hora, uma iniciativa que busca promover o acesso à cultura para difundir a identidade nacional.
Você também pode visitar a província vizinha de Luya, onde as culturas Chipuric e Revash foram desenvolvidas em paralelo. Os fardos funerários e necrópoles encontrados na área constituem importantes vestígios de interesse turístico. No ano de 1475 Chachapoyas foi anexada ao Império Inca e posteriormente foi conquistada pelos espanhóis. A influência do vice-reinado na arquitetura desta cidade é considerável, especialmente em áreas urbanas.
Quando ir
Você pode visitar todo o ano, embora tenha que tomar cuidado durante a temporada chuvosa que vai de outubro a maio. A melhor época para visitar é entre maio a setembro, porque é o período de menos chuvas.
Seu horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 8:00 às 16:00. A entrada tem um valor de 15 soles para adultos; 8 soles para estudantes, professores e aposentados e; 2 soles para crianças.
Clima
O clima é temperado seco durante o dia e temperaturas abaixo de zero durante a noite, o que produz um importante contraste climático. A temperatura média em Kuélap é de 23 ° C no máximo e de 13 ° C no mínimo.
Como chegar lá
O Complexo Arqueológico Kuélap fica a 72 km a sudoeste de Chachapoyas (2 horas e meia). Você chega ao ponto turístico La Malca e, em seguida, caminha 25 minutos.
Você também pode chegar ao Nuevo Tingo (1 hora de carro) e pegar o serviço de sistema de teleférico de Kuélap até La Malca, trajeto que dura 20 minutos.
Recomendações
Tenha em mente que os teleféricos não abrem às segundas, domingos ou feriados e são feitos apenas pessoalmente.
É proibido extrair plantas e restos ósseos do Complexo. Lembre-se de deixar seu lixo nos contêineres estabelecidos
Leve chapéu, óculos de sol, protetor solar, sapatos confortáveis (preferencialmente de trekking), capa de chuva e muita água para aproveitar a sua visita.