Em 2 de junho de 2019, todos os olhos estarão voltados para o nosso país, especificamente no Vale do Elqui. Conheça este lugar mítico, descubra o que fazer, como chegar e tudo o que você precisa saber para chegar lá.

Em 2 de junho de 2019, todos os olhos estarão no nosso Valle del Elqui. O eclipse solar previsto para esta data, é considerado por milhares de pessoas o evento mais importante do próximo ano, e a região de Coquimbo será o melhor lugar do mundo para observá-lo em sua totalidade.

Nós já lhes contamos os detalhes sobre o ​eclipse solar total​, e agora vamos falar sobre este vale místico, seus segredos, seus lugares estrela, o que você pode fazer lá e tudo que você precisa saber para visitá-lo.

Valle del Elqui, localizado na região de Coquimbo para a cordilheira, é para estrangeiros, um dos segredos mais bem guardados no Chile. Embora isso provavelmente irá mudar após o eclipse solar de 2019.

Este destino místico, considerada um pólo de energia do planeta, é e tem sido o lar de artistas, monges tibetanos, astrônomos, curandeiros, buscadores de OVNIs e elquinos dedicadas à produção de pisco e vinho como Syrah e Carmenere

A 64 km de La Serena, está localizada Vicuña, a localidade mais visitada de Elqui e para muitos o "acampamento base" para viajar pelo resto do vale. Aqui nasceu a poetisa e Prêmio Nobel de Literatura, Gabriela Mistral. É também o local ideal para saborear a gastronomia típica da região em restaurantes de autor ou em locais de petiscos locais.

A medida que um entra na cordilheira, as enormes montanhas que cercam o vale e que culminam no rio Elqui se parecem cada vez mais imponentes. O caminho está sempre acompanhado de vinhendos e sol até o final de Cochiguaz, onde uma estupa budista foi construída e de onde você pode fazer trekking, cavalgadas e passeios de bicicleta.

O pequeno povoado de Pisco Elqui é outra das grandes atrações da região. De pitorescas portas coloridas, restaurantes, sorveterias artesanais e produtos locais, é o destino perfeito para comprar belas pedras, delícias caseiras, como manjar e outras memórias típicas da região. Aqui é fácil encontrar agências de turismo que oferecem passeios arqueológicos, passeios astronômicos, visitas às pisqueiras e turismo de aventura.

O que fazer em Valle del Elqui?

Se você está procurando descanso e conexão com a natureza, recomendamos que você fique à beira do rio e visite um dos muitos spas de terapias alternativas, como reiki, meditação e massagens.

Para os amantes do céu estrelado, recomendamos uma visita ao observatório Alfa Aldea, ou Mamalluca onde graças à sua tecnologia e profissionais, é possível ver Via Láctea, nebulosas, constelações e planetas dentre outros corpos celestes.

Aqueles que gostam de esportes ao ar livre ficarão encantados com os passeios de bicicleta, trekking e cavalgadas pela cordilheira.

E aqueles com paladar refinado poderão provar os melhores vinhos Syrah e Carmenére do país, visitar suas fábricas de elaboração e aprender sobre a produção de piscos como Mistral e Capel.

Como chegar a Valle del Elqui?

De Santiago você pode pegar um avião para La Serena e depois um ônibus ou um coletivo para o Valle.

Uma segunda opção de Santiago é viajar de carro na rota 5 norte até La Serena e depois seguir para o Valle na Rota 41.

Como é o tempo em Valle del Elqui?

O Valle del Elqui goza de céu limpo e um clima muito agradável durante todo o ano. No inverno durante o dia as temperaturas são deliciosas, mas à noite o frio pode chegar a 0 graus. No verão, é importante cuidar do sol aplicando protetor solar.

Viva a experiência