Céus completamente limpos 300 dias ao ano. Calor, frescor e uma e outra ranchera (gênero musical) naquelas rádios que funcionam a pilha. Assim, aproveita-se do silêncio e da energia que tanto inspira o Vale do Elqui, enquanto nossos amigos chilenos trabalham a uva, colhem papaias e colocam suas mãos a mercê da terra para produzir os melhores vinhos e a fruta mais saborosa que chega a Santiago.

Mas não vamos falar aqui do que ocorre no famoso Vale do Elqui, mas sim do último descobrimento que está atraindo centos de turistas que vêm para provar os produtos que nascem do sol. Disseram por aí que era uma lenda e quase ninguém acreditou que o sol se converteria em um forno principal para fazer pão, tortas e saborosos pratos chilenos.

O restaurante solar Delicias del Sol localizado em Villaseca, dirigido por 25 pessoas, em sua maioria mulheres, donas do lar e amantes da gastronomia. Abriram o restaurante há 9 anos e hoje contam com 18 fornos solares e dois tachos dispostos ao ar livre.

 

ROTINA DE TRABALHO

Chegam às 7:00 da manhã e tiram os fornos da terra para que o sol faça o trabalho restante. Duas horas depois se sente a temperatura mais alta e são colocados os alimentos do menu.

É possível cozinhar desde ovos até pão de páscoa, mas a especialidade da casa é o cabrito ao caldo levado ao tacho, frigideira e muito pebre (tipo de tempero). Aqui não há pão amassado que não se coma com o pebre chileno, picante e forte.

 

150 TURISTAS A CADA DIA

Ainda que não acredite, apenas vêm chilenos. Vão direto ao Pisco Elqui (bebida) ou se perdem nos vinhedos e não conhecem este lugar. Aqui, se espera com um sorriso, com a música do campo chileno, com o cheiro do pão que nunca falta, salada fresca e fruta doce.

O que mais se pode pedir?

Viva a experiência