O deserto florido é um fenômeno natural que não ocorre em todos os anos. De fato, a última floração esteve no Chile faz 7 anos, gerando um espetáculo visual impressionante onde o deserto do Atacama trocou sua cor natural.

Para este 2017 o tour no deserto florido ou um programa de viagens de vários dias se transformou em uma experiência que você não pode deixar de fazer.

Por GoChile

Recomenda-se um voo de Santiago para Copiapó, já que nessa cidade você encontrará diferentes lugares de onde é possível ver o deserto florido. Os tours oferecem a rota costeira como Totoral e Parque Nacional Llanos de Challe que são os lugares mais visitados da Região do Atacama.

Outra opção para ver o deserto florido, é chegar à La Serena, Região de Coquimbo e pegar um tour full day que o levará diretamente à comunidade de La Higuera onde você encontrará flores como suspiros, azulillos, malvillas e, se tiver um pouco de sorte, a Garra de León.

Para que você possa ter mais informação deste fenômeno natural e das diferentes espécies, realmente te recomendamos fazer um tour e ir com um guia que explique com detalhes de onde vem cada flor.

Espécies de flores

Você encontrará azulillo, cardo santo, huilli, alcaparra, garra de león amarilla, lírios do campo, mariposa branca, relicário, flor de minero, suspiro do mar, tomatillo, viola do campo, punar, tupa, tunilla, entre outras.

Recomendações

  1. É importante respeitar os caminhos assinalados para visitar o deserto florido. Isto serve para cuidar da floração e não destruir o meio ambiente, para que as plantas possam culminar em seu processo de desenvolvimento.
     
  2. Não cortar as flores. Quando é feito isto, é destruído seu ciclo natural.
     
  3. Não deixar lixo no caminho. É importante que, se você fizer um piquenique, você leve sacolas para colocar o lixo e leve com você para descartá-la em uma lixeira. Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos.
     
  4. Respeitar os animais que habitam este lugar e não molestá-los para forçar as fotografias.