Uma paisagem vermelha em meio ao deserto do Atacama. É o tour a Pedras Vermelhas, um verdadeiro paraíso de cores.

A equipe do GoChile viajou a San Pedro de Atacama para buscar as melhores excursões que estão marcando tendência e dando o que falar. O tour começou na praça de San Pedro de Atacama e nos levou a passear por uma das paisagens mais imponentes do norte do Chile.

Percorremos cerca de 150 quilômetros para poder chegar a Pedras Vermelhas, situadas a mais de 4 mil msnm (metros sob o nível do mar), antes de seguir a excursão para as lagoas do planalto (Miscanti e Miñiques). No caminho pudemos ver raposas, roedores, pequén, ema e flamingos de James e chilenos. Há turistas que têm sorte e conseguem ver condores que estão sobrevoando a zona. Mas desta vez não foi nosso caso!

A paisagem está coberta por pedras avermelhadas que foram formadas pela oxidação do ferro. Mais ao fundo, a paisagem permite apreciar o Salar de Águas Quentes, que com sua cor calipso, forma um verdadeiro paraíso natural.

As águas do salar não podem ser consumidas já que contêm salina, gesso e halita. Estes componentes são perigosos para a saúde e provocam danos em qualquer cultivo de agricultura.

Para os amantes da fotografia, este é um tour do que não se deve perder. É possível caminhar (ainda que lentamente porque pela altura, pode afetar a respiração) e contemplar as aves. 

Recomendações

  1. Pegar um tour desde San Pedro de Atacama que inclua também as lagoas do planalto (Miscanti e Miñiques), Socaire e Toconao que são dois povoados típicos do deserto do Atacama e estão no caminho para Pedras Vermelhas.
     
  2. Tomar muita água e se hidratar bem para evitar o mal-estar que pode gerar a altura. Não correr nem agitar o corpo.
     
  3. Levar casacos, luvas e gorro de lã já que corre um farto vento. 

Viva a experiência