História, cultura, gastronomia e modernidade conseguiram se encontrar e se combinar perfeitamente na capital do Peru. Por isso, aqui mostraremos os melhores atrativos turísticos de Lima, para que você não perca um detalhe desta cidade apaixonante.
Lima tem mil faces. Se você caminhar pelo centro histórico, verá edifícios cheios de história que a levaram a se tornar um Patrimônio Cultural da Humanidade. Se você caminhar por Barranco, viverá o melhor da sua vida noturna e entenderá por que Lima é a capital gastronômica da América Latina. Já se você caminhar por Miraflores, verá um lado mais moderno, com uma vida comercial ativa, de um lado, e o melhor relaxamento de praia, no outro.
Qualquer um pensaria que quatro dias são suficientes para dar um escapar para visitar a capital peruana, mas, na realidade, essa cidade tem muito mais para oferecer. Sendo assim, nós do Let's Visit Peru, criamos um guia de viagem completo de Lima, para que você possa planejar sua visita da melhor maneira, deixando tempo para aproveitar cada uma das atrações.
Onde fica a cidade de Lima?
A cidade está localizada no centro da costa peruana. É a única capital latino-americana que tem acesso ao mar.
Como chegar em Lima?
De avião: Lima é uma das cidades com a melhor conexão aérea de toda a América Latina, funcionando como um centro de conexão para a LATAM, onde você encontrará inúmeras frequências diárias. Além disso, o Aeroporto Internacional Jorge Chavez recebe voos diretos, tanto a nível local como internacional.
Por terra: é possível chegar a Lima pela rodovia Panamericana, que liga às cidades costeiras de todo o país, bem como ao Equador e ao Chile.
Clima em Lima
A capital do Peru possui um clima úmido devido à sua proximidade com o mar. No entanto, exceto no verão, a maior parte do ano apresenta nebulosidade, mas chuvas sejam quase inexistentes.
Entre dezembro e abril, Lima oferece temperaturas quentes que variam entre um mínimo de 20° C e um máximo de 27° C. Já no resto do ano o clima é bastante frio, variando entre 15° C e 19° C.
Quando ir a Lima?
A melhor época para visitar Lima é durante a estação fria, para evitar altas temperaturas. No entanto, com chuvas praticamente inexistentes, a cidade pode ser visitada durante o ano todo.
Onde comer em Lima?
Sendo a capital gastronômica da América Latina, Lima tem boas opções para comer por toda a cidade. Não se esqueça de experimentar suas preparações clássicas, como o o ceviche, a causa limeña, lombo refogado, o ají de gallina e os tiraditos. Além disso, para a sobremesa, você não pode deixar de experimentar o suspiro limeño, a crema volteada ou o bacon do céu.
Sem dúvida, um dos melhores bairros para experimentar a culinária local é Barraco, o bairro boêmio da cidade. Dia e noite, você encontrará centenas de restaurantes e bares para almoçar, jantar ou desfrutar de um maravilhoso pisco sour ou chilcano, os clássicos dos coquetéis peruanos.
Nos distritos de Miraflores e San Isidro também existem restaurantes amplamente reconhecidos em todo o mundo, idealmente, se você quiser experimentar pratos locais com toques mais modernos ou fundidos com novos estilos.
Finalmente, no centro histórico, existem opções mais clássicas, muitas das quais já fazem parte da história de Lima. Dê uma volta pela Plaza San Martín ou Plaza Mayor e certamente encontrará um bom lugar para comer.
Onde dormir em Lima?
Sem dúvida, o distrito de Miraflores é a melhor alternativa para se hospedar se você for a Lima. Este bairro é caracterizado por sua segurança, mas também por ter tudo: uma bela praça central cercada por história e comércio, um calçadão incrível que corre ao longo da costa e ótimas opções gastronômicas.
Você também pode ficar em San Isidro, mas recomendamos que você escolha uma rua perto de Miraflores.
O que fazer em Lima?
Com atividades sem fim e diversos atrativos para conhecer, você terá milhares de coisas para fazer em Lima. Aqui deixamos uma lista com os locais imperdíveis da capital peruana, para que você tenha em mente durante sua visita.
Distrito Histórico de Lima
Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o centro cívico de Lima mantém a maior parte de sua história, pois foi o local onde o espanhol Francisco de Pizarro estabeleceu a cidade em 1535. Desde então, muitas construções de imperiais foram preservadas, principalmente no Arredores da Plaza Mayor de Lima, caracterizada por seu estilo neoclássico.
Plaza Mayor de Lima
Era o principal centro da Lima colonial, e seus edifícios da época, como a Basílica da Catedral ainda são preservados; também é cercado pelo Palácio do Governo, pelo Palácio Municipal e pelo Palácio do Arcebispo. A poucos quarteirões fica a Basílica e o Convento de São Francisco, onde vale a pena entrar não apenas pela própria igreja, mas também para visitar a biblioteca, o coral, o claustro principal e, acima de tudo, as catacumbas, um antigo cemitério que Funcionou entre a colônia e o ano de 1810, abrigando os ossos de até 25 mil pessoas.
Nas proximidades também fica a Casa Aliaga, construída em 1536 como a residência de Jerónimo de Aliaga e Ramírez, cujos herdeiros vivem lá até hoje. No entanto, parte da casa é aberta ao público em geral, para mostrar parte da história da colônia e do vice-reinado do Peru.
Miraflores
É um dos grandes atrativos de Lima, pois tem entretenimento em todos os cantos. Não perca uma caminhada pelo Parque Central de Miraflores, em torno do qual desenvolve o melhor do comércio de Lima, com destaque para a Avenida Petit Thouars, com vários quarteirões de artesanato e lojas de souvenirs a preços muito bons.
A alguns quarteirões da costa, você encontrará o calçadão de Miraflores, onde você pode ver lugares como o Parque do Amor e o shopping Larcomar. Além disso, existe a única zona de decolagem autorizada para voos de parapente e também as melhores praias de surf.
Em Miraflores, também é preservada a Huaca Pucllana, um sítio arqueológico situado na área residencial, desenvolvido pela cultura de Lima entre 200 e 700 d.C. Além disso, tem um restaurante onde você pode ver as ruínas iluminadas à noite.
Barranco
Localizado na costa sul de Lima, é considerado o bairro boêmio da cidade. Durante o dia, você pode desfrutar de cafés, talleres, galerias e arte de rua, mas à noite ela dá lugar a uma animada vida noturna.
É melhor ir à tarde para visitar o Parque Municipal de Barranco, muito perto do qual também fica a famosa Ponte dos Suspiros. Quando a noite cai, você pode escolher onde comer em muitos restaurantes na área circundante ou tomar uma bebida em um bar.
Circuito Mágico das Águas
Localizado no Parque de la Reserva, o Circuito Mágico das Águas possui um Guinness World Record por ser o maior complexo de fontes de água do mundo, com 13 estações que você pode conhecer de terça a domingo. Todos os dias - às 19:15, 20:15 e 21:30 horas - a principal fonte se torna protagonista com seu espetáculo de luzes, músicas e cores projetadas na água, destacando a beleza das paisagens e da cultura do litoral, serra e selva peruana.
Santuário Arqueológico de Pachacamac
A aproximadamente uma hora da capital, é o maior centro cerimonial nos arredores de Lima. Segundo evidências de pesquisas, este santuário arqueológico teria sido construído pelos incas para adorar o deus Pachacamac. Se você decidir visitá-lo, poderá visitar o Templo do Sol, o Templo da Lua, a Praça dos Peregrinos, o Templo Antigo e o Templo Pintado, entre outros edifícios. Há também um excelente museu que conta a história do lugar.
Recomendações
- Em qualquer estação, use sempre protetor solar durante o dia e uma jaqueta para as noites.
- Em Lima, você pode pagar com dinheiro ou cartão de crédito na maioria das lojas. Além disso, você terá acesso a caixas eletrônicos em todo o raio urbano.
- Embora seja uma cidade razoavelmente segura, mantenha sempre seus pertences em segurança, especialmente no centro histórico.
- • Os táxis não possuem taxímetro, portanto, é conveniente negocias a tarifa antes de iniciar a viagem. Sugerimos que você pergunte aos funcionários do hotel qual é o valor da corrida que você fará.
Você está com aquela vontade de viajar para Lima? Confira online os nossos passeios e circuitos pela capital do Peru ou escreva para sales@letsvisitperu.com e construiremos uma experiência única para você!