La Tirana Festival, a mais importante celebração religiosa do país, uma festa cheia de brilho, cor e alegria, no meio do deserto.

Pomposas saias dançam em círculos, demônios com pedaços coloridos saltam em uníssono e as lantejoulas se movem ao som de tambores, trompetes e acordeões. Este é La Tirana, o evento religioso mais popular do Chile. Uma festa colorida no meio do deserto, com a participação de 250.000 pessoas para homenagear a Virgen del Carmen.

Durante uma semana, devotos e turistas tomam o pequeno povoado de La Tirana, para celebrar com danças bonitas e fantasias espetaculares. Os Blocos são preparados ao longo do ano para fazer parte do que se tornou um espetáculo único no mundo.

Mas a Festa de La Tirana é mais do que peregrinação, devoção e alegria, esta celebração é também um importante exemplo de encontro cultural para os povos indígenas andinos.

Na aldeia, localizada a 72 quilômetros de ​Iquique​ no ​Pampa del Tamarugal​, está uma das igrejas mais excêntricas do Chile, tanto por seu projeto arquitetônico como pela história por trás dela.

Justo alí onde a igreja foi construída, Ñusta Huillac morreu, a filha do último sacerdote do extinto culto do sol. A jovem, conhecida como a bela Tirana de Tamarugal, foi atacada por seu próprio povo, quando estava sendo batizada pelo espanhol por quem se apaixonara loucamente.

A festa acontece entre os dias 12 e 18 de julho, se você estiver interessado em participar de um programa de turismo do GoChile, clique aquí

Viva a experiência