Quando a terra não é suficiente, o ser humano decide explorar o gelo. Vamos viajar para o sul do mundo, para a região mais ao sul do planeta e conhecer as geleiras, mas não de longe..., mas sim sobre elas na Patagônia chilena.

O monte San Valentín é a mais alta montanha da Patagônia com mais de 4.000 metros acima do nível do mar, e de seus cumes desce uma grande massa de gelo milenar formando uma enorme geleira de 18 quilômetros de comprimento. Esta geleira que conhecemos como Exploradores, ainda não apresentou retrocesso, contudo, a cada dia perde um pouco de espessura.

De Puerto Rio Tranquilo, para as margens do Lago General Carrera pega-se o caminho até a Baía Exploradores onde começa a aventura, primeiro com uma caminhada suave por uma trilha cercada pelo bosque sempre verde. A partir de alguns pontos pode-se ver a geleira Exploradores, o monte San Valentín e um pouco mais longe, os Campos de Gelo Norte.... Esperando para receber todos os turistas que viajam pelo mundo para chegar até este ponto da Patagônia. Quer fazer esta excursão?

Para os mais atrevidos, o trekking continua até as falhas da geleira com um setor rochoso e no qual, pouco a pouco, começa a aparecer o gelo.... É importante calçar os crampons para evitar quedas. Pode-se ver cavernas milenares de gelo e apreciar o som que brota da parte mais profunda da geleira. A terra se cobre de branco e então está caminhando sobre esta grande massa de gelo.

Continua-se avançando ao redor durante 2 horas, onde se pode ver como a água vai esculpindo as paredes de profundas cavernas de cor celeste. Ao fundo, fica o monte San Valentín, que sempre acompanha a paisagem com seus cumes nevados.

Viva a experiência