Reconhecido como um dos melhores lugares do mundo para a caiaque e rafting, também oferece outros esportes como canoagem, trekking e mountain bike.

No meio da Cordilheira dos Andes na Patagônia chilena está Futaleufú, uma localidade famosa pela beleza de suas florestas e pelo rio torrente de cor esmeralda que lhe deu o nome. Reconhecido como um dos melhores lugares do mundo para fazer caiaque e rafting, também oferece outros desportos aquáticos, como Floating, Canoagem em córregos, Seakayak em lagos e pesca com mosca.

No Vale de Futaleufú você pode caminhar entre árvores gigantes e ficar perdido na floresta densa fazendo trekkig, montain bike ou passeios a cavalo passando por trilhas de contos de fadas e culminam com mirantes com paisagens alucinantes.

Rafting em Futaleufú

Futaleufú vem da língua Mapuche e em português significa "rio grande". Esta intensa massa de água é considerada uma das três melhores do mundo para caiaque e rafting. Em suas correntes fortes é possível ir rápido de corredeiras de classe II para classe V +, a dificuldade máxima de rafting a nível mundial. Isto tornou um dos destinos turísticos mais procurados do Chile para realizar este esporte.

O rio é dividido em seções de acordo com seu nível de dificuldade.

  • Seção 1 / Puente- Puente: É entre Zapata e a ponte Futaleufú e é a mais popular, porque não requer experiência anterior. Inclui corredeiras de classe III e IV.
  • Seção 2 / Puente- Macal: As intensas águas que transitam por esta parte de Futaleufú são de nível V e requer um pouco mais de coragem e experiência como acima mencionado.
  • Tranche 3 / Rio Azul - Macal: suas corredeiras são Classe V +, a maior dificuldade em rafting, e é por isso que é reservada apenas para atletas experientes.

Se você estiver procurando por uma rota mais tranquila e agradável, é possível fazer rafting em águas com corredeiras de classe II.

Trilhas de trekking em Futaleufú    

No Vale Futaleufú, há uma variedade de microclimas que fazem da caminhada o esporte ideal para explorar os diferentes ecossistemas da região. A vegetação inclui desde a floresta Valdiviano Templado, na parte ocidental do vale, planícies áridas, na fronteira com a Argentina.

  • Laguna de Espejo (4,5 km): Uma hora de trilha de onde você pode ver todo povoado de Futaleufú.
  • El Mirador (14 km): esta caminhada está dentro da reserva Huemul da Reserva Nacional Futaleufú. De seus mirantes você pode ver espetaculares vistas da parte superior do Vale Futaleufu e da fronteira com a Argentina.
  • Piedra del águila (12 km): é uma das trilhas mais populares em Futaleufú, pode ser feita a pé, de mountain bike ou a cavalo. Seus dois destaques são a Piedra del Águila e as cachoeiras do lago Espolón, onde você pode nadar ou flutuar no verão.
  • Circuito do Rio Azul: do Lago los Cedros ao Lago Azul, esta trilha passa por belos locais que culminam em dois lagos de águas cristalinas. erto Montt para Futaleufú (2 horas) para evitar a viagem por terra.

Como chegar a Futaleufú

  • De Santiago de avião ou ônibus para Puerto Montt. Em seguida, pegue um ônibus de Puerto Montt para Futaleufú atravessando a Argentina (9 horas e meia).
  • Também é possível contratar voos privados de Pu

Pelo mar

  • De Puerto Montt, pegue uma embarcação para Chaitén (10 a 12 horas). De Chaitén você pode pegar um ônibus para Futaleufú (4 horas)

Viva a experiência