Aysén Patagônia e a Carretera Austral se tornaram em um dos destinos favoritos para os fãs da pesca com mosca. Centenas de rios, lagos e lagoas são o habitat de milhares de trutas, salmões e espécies nativas de grande tamanho.

“Faço todos os dias da minha vida o que mais gosto, praticar a pesca com mosca na Patagônia com esta paisagem…”. Esse é Héctor Cuell, tem 30 anos e trabalha na Estância Da Raposa, localizada a poucos quilômetros de Coyhaique.

Seu dia a dia consiste em tomar um café pela manhã e sair em busca das trutas da Patagônia junto a um grupo de turistas. A maioria deles estrangeiros, mas este último ano os mais interessados neste esporte foram os chilenos entre 25 e 35 anos que estão colocando o fly fishing como o esporte da moda.

“A pesca para mim é estratégia. Eu penso como enganar a truta para capturá-la, estudo em detalhes seus alimentos, analiso as correntes de ventos e como isso afeta o seu meio ambiente. Para mim este esporte é pura cabeça”. Enquanto estivemos com ele, Héctor foi nos contando alguns secretos dos rios da Patagônia e algumas técnicas, que mesmo usando-as, não conseguimos capturar nem uma única truta. Quando nos vimos um tanto cansados, lhe entregamos a cana e ele fez maravilhas.

Se você é fã do fly fishing, a Patagônia chilena abre suas portas para que seja o protagonista de sua própria história. Você encontrará centenas de rios, lagos e lagoas onde vivem trutas e salmões. Cabe lembrar que a Patagônia é um lugar de conservação e proteção do meio ambiente por isso que é estritamente regulada a quantidade de peixes que podem ser tirados da água, bem como o tamanho deles. 

Viva a experiência