Arica é a cidade da eterna primavera. Na época que você for, provavelmente fará sol e praia, esportes aquáticos e muito mais, mas para quem busca sair da cidade, o planalto andino é uma das paisagens mais comoventes que você poderá encontrar no Chile, assim como encontrará tours e excursões para visitá-lo.

Aqui, te contamos o que fazer nesta joia do mundo e quais excursões você não pode perder.

  1. Arica: A cidade é um polo histórico muito importante para o Chile, já que em suas costas foi levada a cabo a famosa Guerra do Pacífico.  Você pode visitar em um tour o Morro de Arica, um dos lugares mais emblemáticos e o museu com coleções da guerra. Também pode-se visitar o bairro histórico onde é possível ver elegantes construções do século XX, alguns deles são desenhos de Eiffel, quem desenhou a Torre Eiffel de Paris.
     
  2. Praias: Não são só suas ondas, mas também a diversidade de atividades que você pode praticar. Inclusive, uma atividade recomendada é pular de parapente sobre a praia La Lisera, considerada uma das mais lindas de Arica, onde também é possível realizar snorkel em suas piscinas de águas claras.
     
  3. San Miguel de Azapa: É um museu arqueológico e antropológico com diferentes coleções de culturas pré-colombianas, petróglifos e múmias chinchorro, que são consideradas uma das mais antigas do mundo. Existem tours que incluem a visita neste museu.
     
  4. Valle agrícola: Os cultivos e plantações do vale são impressionantes. Destacam-se as frutas tropicais, sucos de todos os sabores, plantações de flores e azeitonas. Esta colorida paisagem dá vida a uma zona que se mantém viva durante as 4 estações. Se caminharem pelo vale, não se esqueçam de provar os sucos naturais que são vendidos nos povoados.
     
  5. Parque Nacional Lauca: É o parque andino do planalto por excelência. Bodefades, palha brava, o lago chungará e imponentes vistas. Não há um lugar mais silencioso que este para descansar. Embora esteja a mais de 4 mil metros sobre o nível do mar, é recomendável não fazer exercício e cuidar-se. Se você for neste tour, pode caminhar pela melhor parte do parque.
     
  6. Putre: Não se pode ir a este lugar sem visitar este histórico lugar que tem ficado quase intacto com o passar dos anos. Tem um aspecto colonial e uma arquitetura que data do século XVII.
     
  7. Salar de Surire: Não só em San Pedro de Atacama encontramos salar. Em Arica e Parinacota temos este maravilhoso cenário branco de sal. Encontra-se dentro do Parque Nacional Lauca com paisagens do planalto que você não encontrará em outro lugar do Chile.
     
  8. Povos Andinos: Socoroma, Belén, Parinacota e muitos outros são os povos típicos do norte do Chile. Suas igrejas se mantêm intactas no tempo e cada ano celebram suas festividades com bailes, música e cantos.
     
  9. Codpa: Sem dúvida é um dos lugares favoritos daqueles que visitam Arica. É um vale verde rodeado de altas montanhas cujas trilhas se perdem em quebradas e costas altas. Ademais, você encontrará águas termais e um pequeno povoado.
     
  10. Carnaval Fuerza del Sol: Cada ano, no mês de fevereiro se realiza este carnaval internacional andino que enche de cores as ruas da cidade de Arica. Fotógrafos e turistas de todo o mundo vêm para presenciar este espetáculo visual com máscaras, trajes e maravilhosas fantasias que representam diferentes culturas. 

Viva a experiência