Visitar a floresta amazônica do Peru é fazer uma viagem no tempo, onde tradições, costumes e danças ancestrais ainda são preservadas. Conheça quais são as comunidades nativas que compartilham sua cultura com o mundo!

Segundo as últimas pesquisas nacionais, atualmente existem 55 povos indígenas ou nativos vivendo no Peru. Desse número, 51 correspondem à Amazônia e 4 à Cordilheira dos Andes, ou região altiplânica. As comunidades nativas mantiveram grande parte de suas tradições ancestrais, como a medicina, através do uso curativo das plantas - incluindo o ritual da ayahuasca -, bem como também as suas danças, músicas e vários rituais.

Se um dos seus sonhos como viajante é conhecer a área remota da Amazônia peruana, no departamento de Loreto, e descobrir como as tribos ancestrais vivem nessas terras, no Let’s Visit Perú, nós te contaremos quais são as principais comunidades nativas que habitam neste lugar, para que você possa se informar antes de visitá-las.

Bora de San Andrés

O povo Bora tem sido associado com os povos Murui-Muinani e Ocaina, porque eles têm uma história e práticas culturais em comum. Eles vivem nas margens do rio Momón, a nordeste da cidade de Iquitos. Seus habitantes são da área do Alto Putumayo, na fronteira com a Colômbia, que migraram para seu local atual devido ao boom da borracha. Suas celebrações mais importantes são a "Festa do Pijuayo" e a "Dança da Viga", onde representam histórias relacionadas à origem do mundo, sua cultura e do homem através de máscaras com seres mitológicos.

Como visitá-los? Existem diferentes programas na Amazônia que incluem uma visita à Comunidade Nativa dos Boras. Você pode ver a opção que melhor se adequa ao seu tempo, temos pacotes com tudo incluído por 3 dias, 4 dias, 5 dias ou 6 dias.

Kukama kukamiria

A Comunidade Nativa Kukama está localizada nos arredores da vila de Padre Cocha, no rio Nanay, e tem uma população de mais de 2.000 habitantes. A comunidade Kukama fundou a aldeia Hungurahui há 98 anos, um local que mudou seu nome para Padre Cocha pela presença dos Padres Agostinianos. Durante a visita, você conhecerá parte de sua vida cotidiana, bem como suas danças e preparações típicas. Além disso, eles são conhecidos por seu trabalho em argila e técnicas de pesca.

Como visitá-los? Você pode reservar o programa Amazonas Full com tudo incluído, onde terá um dia para descobrir essa tribo ancestral.

Jíbaro

Os jíbaros - ou tribo Shuar - são conhecidos mundialmente como "redutores de cabeça" e, na época da luta contra os espanhóis, essa comunidade indígena usava essa técnica para assustar seus inimigos. Além disso, várias investigações indicam que essa prática capturava o espírito maligno para impedi-lo de vingar o guerreiro caído. Atualmente esse ritual é totalmente erradicado e os jíbaros estão em contato com o mundo moderno. Eles vivem na bacia amazônica do Peru - especificamente perto do rio Corrientes - e no Equador.

Como visitá-los? Existem dois programas com tudo incluído disponíveis, dependendo do número de dias que você deseja visitar a Amazônia: 4 ou 5 dias.

Yagua

Nas margens do rio Momón, a nordeste da cidade de Iquitos, vivem os Yaguas. Dizem que yagua viria da palavra quíchua "yawar", que significa sangue ou cor de sangue, devido à tradição de pintar seus corpos com achiote, uma fruta típica da região. Essa comunidade surpreende os visitantes mostrando suas danças, convidando-os a dançar e aprender sobre sua vida na Amazônia peruana.

Como visitá-los? Aprenda mais sobre sua cultura reservando o circuito de Lima e Amazonas ou, se tiver mais tempo, o circuito de Lima, Cusco e Amazonas. Serão 8 dias cheios de aventura e ótimas lembranças!

Alamas

Outra das tribos mais misteriosas da Amazônia são os Alamas, que até alguns anos atrás eram canibais.

Como visitá-los? Existem dois programas com tudo incluído disponíveis, dependendo do número de dias que você deseja visitar a Amazônia: 4 ou 5 dias.

Recomendações

  • Se você vai visitar uma comunidade nativa, o mais importante é que você seja respeitoso com a sua cultura e crenças. Como turista, você aprenderá, conhecerá e descobrirá uma nova visão de mundo e uma maneira diferente de ver a vida.
  • Em algumas áreas, você pode comprar artesanato local. Lembre-se de trazer dinheiro caso queira comprar um produto durante a sua visita, porque você não encontrará um banco ou caixa eletrônico na selva.
  • Recomendamos que você traga água, sapatos confortáveis, óculos escuros, protetor solar e repelente de mosquitos. Escolha roupas de algodão e em tons claros.

Se você ficou com vontade de viajar a Amazônia Peruana, veja os nossos pacotes turísticos ou escreva para [email protected] e montaremos um roteiro personalizado para você.