Detalhes assombrosos, coleções muito curiosas e uma arquitetura emblemática são algumas das coisas que você poderá conhecer se visitar os lares onde viveu um dos poetas mais destacados do século XX: Pablo Neruda

Dizem por aí que Neftalí Reyes, a quem você, provavelmente, conhece melhor como Pablo Neruda, não só foi um dos poetas mais destacados do mundo, mas também um amante de viagens. Cada oportunidade ele aproveitava para agregar um novo objeto à sua coleção, entre a qual há caramujos, barcos em miniatura, pipas e proas.

Por Faro Travel / www.faro.travel

Por sorte, depois de sua morte algumas pessoas se preocuparam em manter estes valiosos tesouros a salvo, mostrando-os ao mundo de uma maneira muito entretida, nos três lares onde o poeta gostava de passar seus dias.

La Sebastiana, la Chascona e a Casa Museo de Isla Negra foram convertidas em um panorama obrigatório para todos que conhecem a obra de Neruda. Aqui te contamos um pouco mais sobre elas.

La Sebastiana, Valparaíso

Imersa no belo, porém pouco turístico, morro Florida (Ferrari 692) se encontra esta casa, onde Neruda gostava de passar o Ano Novo, para observar os fogos de artifícios sobre a baía. Em 2012, foi nomeada como Monumento Histórico Nacional, não só por ter sido o lar do poeta, mas também por sua impressionante arquitetura e pela decoração que ainda permanece em seu interior. Dê uma volta por ela e você verá as mais lindas fotos antigas do porto e um retrato de quem foi um de seus poetas favoritos: Walt Whitman.

La Chascona, Santiago

Esta casa, localizada aos pés do morro San Cristóbal, em pleno bairro Bellavista (Fernando Márquez de la Plata 0192), devendo seu nome a Matilde Urrutia, o apelido de quem foi o amor secreto de Pablo Neruda naquela época. Para decorá-la, Neftalí Reyes teve que trazer do sul uns troncos de ciprestes para a sala de estar, dando a ela uma onda rústica que tanto ansiava. A grande surpresa de La Chascona é sua “pinacoteca” (galeria de pinturas) com obras de pintores chilenos e estrangeiros, sua coleção de estátuas africanas em madeira e sua sala de jantar, onde se exibe as louças e talheres originais.

Casa Museo Isla Negra

Entre a areia branca e os roquerios da Ilha Negra (Poeta Neruda s/n) se localiza esta casa museu do poeta. Sem dúvida, é a maior das três e possui as melhores coleções do Neruda, porque nela é possível encontrar caramujos, garrafas, mapas náuticos, figuras de proas e os mais incríveis detalhes marinhos; assim, conseguiu dar a seu lar no litoral um desenho que simula um barco mirando em direção ao horizonte. Ali foi também onde escreveu seus poemas mais tristes, e no quintal estão enterrados seu corpo junto ao de sua amada Matilde Urrutia, cujas tumbas miram o mar. 

Viva a experiência