Caminhar pela oitava maravilha do mundo tem seus encantos. Mas a experiência mesmo começa bem antes da chegada em Punta Arenas.

Eu nunca tinha viajado com apenas uma mochila nas costas, foram muitos os videos e orientações que tive previamente a viagem, para poder, inteligentemente, colocar dentro da mochila no máximo 8 quilos correspondentes aos  meus 7 dias na Patâgonia. A primeira coisa que tive que eliminar, foi o secador de cabelo. Na verdade eu não tive muita escolha, o secador de cabelo não é permitido nos refugios e/ou acampamentos que fazem parte do Circuito W. Eu assistia os videos de youtube, geralmente feitos por homens, sobre o que colocar na mochila e eu achava que nunca ia conseguir. Pensava “ ah…claro, eles são homens”. O fato é que quanto mais eu pensava em colocar algo adicional, nem que fosse um par de meias a mais, minha mochila ia pesando. Até que decidí concordar com tudo o que esse homem falava no video de demonstração.

Depois de realizar a viagem cheguei a conclusão do que seria uma mochila perfeita para as mulheres e/ ou pessoas que desejam realizar o trekking W e o que eu vou te contar agora é realmente muito sério, não pense nem por um segundo, levar mais do que o que eu irei te falar agora, preparado?... Vamos lá. 

Para o treeking W você necessitará:

  •  1 mochila de 50 o 60 litros máximo,
  • 1 jaqueta de pluma,
  • 1 jaqueta corta vento,
  • 1 jaqueta impermeavél,
  • 1 primeira capa,
  • 2 segundas capa, 
  • 2 calças tactel de trekking, de preferencia (se você sente muito frio, leve uma calça quentinha para colocar embaixo da calça de trekking),
  • 6 blusas dry-fit ou tecidos sintéticos (manga comprida ou curta) que seca fácil,
  • 1 meia de trekking (anti-transpirante) por cada 2 días,
  • 1 boné,
  • 1 toca de frio,
  • 1 par de luvas,
  • 1 garrafinha de agua para encher durante o circuito
  • 1 toalha de secagem rápida, 1 óculos de sol, 1 lanterna de cabeça
  •   1 chinelo ou cross,
  • 1 tênis de treeking confortável e que não seja novo,
  • coisas pessoais (desodorante, absorvente interno y normal, gilete, pasta e escova de dente, pente, etc.),
  • 1 par de bastões de trekking,
  • 1 bolsinha con remédios (dor de cabeça, barriga, resfriado, enjôo, band aid, band aid especial de bolhas, etc..),
  • 1 bolsinha ziploc para carregar seu lixo durante todo o circuito e protetor solar. 

Com a mala pronta, sem exceder o máximo de 8 quilos, você já poderá começar a sonhar com essa sua viagem tão esperada. 

Para chegar ao Parque Nacional Torres del Paine é preciso chegar ao Aeroporto de Punta Arenas ou Puerto Natales. O ideal é que você possa dormir em Puerto Natales um día antes de começar o trekking e em Puerto Natales ou Punta Arenas ao terminar o circuito W. O treeking pode ser feito por conta de cada um, com servicios de comidas e hospedagem pré reservadas ou pode ser feito acompanhado de um guia, muito recomendável. Além do guía te ajudar com informações importantes sobre o parque, fauna e flora, também te apoia em todos os sentidos, seja com informações básicas de como usar os bastões, como descer e subir cada nivel do trekking ou até mesmo sobre o que fazer em momentos difìceis se é que voce se lesiona, se nasce bolhas nos pés etc, além de contar com a súper, mega, energía e motivação que eles vão te trazendo dia a dia onde é impossível desanimar da meta de finalizar o trekking. 

É bom lembrar que um dia antes de iniciar o treeking todas as pessoas tem como obrigação participar de uma apresentação realizada no centro da cidade de Puerto Natales. Nessa apresentação falarão sobre como funciona o parque, dicas para a caminhada e rotas, entregarão mapas, etc. 

Chegou o grande dia, hora de começar a caminhar

O mais importante para não sentir o peso da mochila nos ombros é ajustar a cintura da maneira em que o peso da mochila esté na cintura não nos ombros. Feito isso, revise se as coisas que utilizarás durante a caminhada estão fácilmente accessíveis dentro da mochila como óculos de sol, protetor solar, box lunch, etc. Revisado, pegue os seus bastões e começem tranquilos, com passos firmes e olhando a maravilhosa paisagem em cada passo. 

O circuito, em geral, dura 5 días onde caminha -se entre 6 – 8 horas diarias aproximadamente, podendo extender-se a 6 días em caso que você tenha interesse em fazer caminhada sobre gelo ou caiaque no glaciar grey. Todos os días as paisagens são diferentes. Um dia você chega a base das maravilhosas Torres del Paine, outro dia caminhas pelas margens do Lago nordenskjöld, encontras com a majestuoso vale do Francés e se emociona com as cores do Glaciar Grey. Uma caminhada onde você realmente se conecta com a natureza, escuta os passàros cantando, o barulho das águas dos ríos, sente a tranquilidade a cada passo, as diferentes texturas das folhas, o vento que bate no seu rosto. Desfrute da pura agua das cachoeiras e deixa-se levar pela trilha até o refúgio. 

Uma experiencia, não só de conexão interior mas também de conexão com as pessoas que você vai encontrando no caminho e nos refúgios. Pessoas com diferente culturas, nacionalidades, idiomas e que criam um ambiente cooperativo e de cuidado com o próximo. 

É bom lembrar que o circuito é recomendado para pessoas que tenham um bom condicionamento físico. Considero este trekking de nivel intermediario sendo um bom exercicio para desafiar-se a si mesmo. 

Sobre a chegada ao final do circuito, é uma sensação que não se pode descrever com palavras. Apenas quem termina o percurso pode sentir.

E você? Tá preparado para descobrir esse sentimento?

 

Viva a experiência