Atividades ao ar livre, caminhadas, avistamentos de flora e fauna e até mesmo mergulho. Se você pensou que não havia nada para fazer no deserto, você está muito errado. Aqui nós dizemos o que fazer no Parque Nacional Pan de Azúcar.

É a combinação perfeita entre deserto e mar. De penhascos e espetaculares vistas panorâmicas, o Parque Nacional Pan de Azúcar é um paraíso para o relaxamento. Mas aproveitar de suas belas praias não é a única coisa que pode ser feita nesta joia do norte chileno. Seus céus limpos, sua abundante flora e fauna e suas trilhas fazem do parque o lugar perfeito para diversos tipos de atividades ao ar livre.

Tomar sol: o melhor panorama e o mais realizado por várias pessoas no Parque Nacional Pan de Azúcar é relaxar em suas belas praias. São amplas e o melhor de tudo é que há tantas que você pode tê-las só para si. Playa Piqueros, Playa Soldado, Playa Los Amarillos e Playa Blanca, são as mais conhecidas do parque, mas não as únicas. Se você se aventura em busca de praias virgens, é bastante provável que as encontre.

Fazer trekking: se a atividade número um no parque é ir à praia, a número dois é fazer trekking. O parque conta com diversas trilhas bem delimitadas, muitas das quais terminam em incríveis mirantes. Para realizá-los é fundamental levar um bom par de calçados, protetor solar e água.

Mergulhar: se o que você gosta de fazer é mergulhar sob o intenso azul do mar e observar a vida marinha ou os vestígios de antigos barcos naufragados, então te recomendamos visitar Playa Blanca e Playa Los Piqueros.

Fazer Mountain Bike: para os mais aventureiros, também há espaço para isto neste mágico parque costeiro. Por ser amplo e desértico, é ideal para o mountain bike.

Conhecer a Ilha Pan de Azúcar: este Parque Nacional tem mais de 43 mil hectares ao total, sendo que 110 correspondem a um setor insular, formado pela Ilha Pan de Azúcar, as ilhotas Las Chatas e rochas emergentes chamadas Las Mariposas. Para conhecê-las e ver os pinguins-de-humboldt e os leões-marinhos que vivem nelas, é possível pegar um barco na aldeia de pescadores Pan de Azúcar.

Avistar fauna silvestre: o Pan de Azúcar é um excelente lugar para estar cara a cara com animais em seu ambiente natural. No interior do parque é possível ver raposas-cinzentas-argentinas, guanacos, alguns répteis e diversos roedores, além de condores e falcões. Na área costeira você pode encontrar pinguins-de-humboldt, leões-marinhos-da-patagônia e aves marinhas como pelicanos e tarambolas.

Visitar os campos de cactos: este belo parque costeiro é um dos melhores lugares para encontrar a Copiapoa globosa, um cacto hermafrodita abundante na região. É possível encontrar campos desta espécie em vários pontos do parque, mas certifique-se de estar caminhando pela trilha Quebrada del Castillo.

Ver o céu estrelado: as noites limpas no deserto costeiro são como um sonho. Você pode ver todas as estrelas que jamais verá na cidade, a via láctea e até outras galáxias. Se você se animar para levar um telescópio e uma boa cadeira é possível que também veja Júpiter e suas mais de 69 “luas”.

Tirar fotos: os animais e a flora que compõem este ecossistema, em conjunto com suas belas vistas, fazem deste parque o lugar ideal para tirar fotos da natureza, animais e paisagens, assim como fotos noturnas da via láctea nas noites de céu limpo.

Acampar: para uma desintoxicação completa dos celulares e outras telas, recomendamos enormemente acampar no Pan de Azúcar. O parque conta com quatro concessões com áreas de camping e cabanas. O camping Caleta Pan de Azúcar; o Pan de Azúcar Lodge e os campings autorizados nas Praias Soldado e Piqueros.

Está animado para conhecê-lo?

 

Viva a experiência