Se você não quer perder um raio de sol, te recomendamos sair de San Pedro de Atacama às 16:00 horas. Há quem opte pela bicicleta, mas os caminhos são arenosos e difíceis para andar, por isso que a melhor opção é um tour que te leve do seu hotel até o ponto perfeito para ver este enorme vale que foi declarado santuário da natureza em 1982.
Esta paisagem corresponde a um enorme lago, inclusive alguns geólogos falam de um extenso mar interior, formado pela bacia hidrográfica do vulcão Licancabur que foi arrastando aluviões e depósitos de detritos que foram formando a Cordilheira de Domeyko, que é a base do vale da Lua.
Esta paisagem foi se moldando pela erosão do vento que foi talhando o solo e gerando formações impressionantes.
O incrível do lugar são suas cores, já que está coberta de capas de gesso, cloreto de sódio, argila e areia que formam uma peculiar paisagem em meio ao deserto do Atacama com cristas e pontas que o fazem parecer com a lua.
O entardecer é a melhor hora para ver a diversidade de cores que se formam quando o sol se põe. Recomendamos que você leve roupa abrigada, uma vez que a temperatura cai consideravelmente.