Começou uma loucura em torno do eclipse solar total de julho de 2019. O impressionante evento astronômico será visível na região de Coquimbo em nosso país, e já está causando efeitos positivos sobre o turismo na área.
La Serena, Coquimbo, La Higuera, Paihuano e Vicuña foram catalogados como os melhores lugares do mundo para ver o eclipse solar. No dia 2 de julho de 2019, todos os olhos estarão voltados para o Chile, país que já se destaca por seu céu limpo no campo do astroturismo e que se beneficiará enormemente desse fenômeno natural.
O evento tem sido comparado com o avistamento do cometa Halley em 1986. É tanta a agitação que está causando, que a maior parte dos hotéis na região de Coquimbo e Vale do Elqui ficaram sem espaço disponível para a data.
Estima-se que mais de meio milhão de visitantes chegarão, incluindo cientistas e turistas estrangeiros. A demanda é tão grande que, segundo o prefeito de Vicuña, Rafael Vera, até os campos de futebol foram reservados para que grupos de cientistas possam se estabelecer em acampamentos para estudar o eclipse.
- O que é um eclipse solar?
Um eclipse solar é o fenômeno que ocorre quando a lua esconde o sol lançando uma sombra sobre a Terra. Para poder apreciar um eclipse solar total, é necessário estar localizado na zona mais escura da sombra, conhecida como umbra, e que no caso do eclipse de 2019, seria o Vale do Elqui.
- Por que o eclipse solar é tão importante?
Este evento natural é sempre um evento de grande importância porque, para ocorrer, é necessário que a Lua se alinhe com muita precisão entre a Terra e o Sol, algo que não acontece com muita frequência, pois a órbita da lua é inclinada
- Detalhes do eclipse solar de 2019
Dia do Eclipse: terça-feira, 2 de julho de 2019
Horário de pico: 16:39:42 (hora chilena)
Duração: 2 minutos e 11 segundos
Duração total do fenômeno: 2 horas e 25 minutos