San Pedro de Atacama é um destino único, um lugar que parece ter sido criado para um filme de ficção científica. Localizada no deserto de Atacama, é uma dos atrativos turísticos mais visitadas do Chile e também é lar de muitos chilenos que decidiram mudar a vida da cidade para se estabelecer em um local isolado, mas ainda interessante.
San Pedro de Atacama é uma cidadezinha muito pequena, cujo centro é uma única rua chamada Caracoles. Nesta pequena avenida de terra, as agências de turismo convergem com restaurantes, lojas de artesanato, sorveterias e hostels. De manhã e à tarde, a ruazinha está vazia, mas ao pôr do sol os turistas e moradores deixam seus alojamentos e casas para passear, contratar passeios, jantar a deliciosa comida e conhecer pessoas de diferentes lugares do mundo.
Até este ponto do artigo, San Pedro de Atacama soa como qualquer outra cidade cosmopolita, como Puerto Natales, Puerto Varas ou Pucón, mas essa cidade difere das anteriores mencionadas por um tremendo motivo: está no meio do deserto mais árido do planeta. Então por que tantas pessoas vêm aqui?
A Lua, os corpos flutuantes e o espiráculo da Terra
Aproximadamente às 4 da madrugada começa a caravana de vans saindo de San Pedro de Atacama. Elas seguem para as terras altas, com 4.200 metros de altura, para ser exato. Muito antes de o sol nascer, a Terra já acordou e começa sua atividade liberando jatos de água no ar. Esse fenômeno é característico dos gêiseres, fontes de água quente que entram em erupção de tempos em tempos. No mundo, existem apenas 1000 delas e um dos maiores campos fica em El Tatio, a 78 km de San Pedro de Atacama.
O fenômeno, chamado pelos locais como "o avô que não deixava de chorar", não é o único que chama a atenção nos arredores de San Pedro de Atacama. A apenas 57 km da cidade, existem sete lagoas de esmeralda, emolduradas pela Cordilheira do Sal, que formam uma paisagem onírica como nenhuma outra. Além de sua beleza, as também conhecidas como Lagunas de Baltinache, tornaram-se uma das atrações turísticas mais impressionantes de San Pedro, devido à particularidade de suas águas, que concentram mais sal do que o mar morto e,¿ fazem os eu corpo flutuam nas águas.
Um dia perfeito começaria com as lagunas escondidas de Baltinache e terminaria com uma visita ao principal atrativo da região para ver o pôr do sol: o vale da lua. Para presenciar este espetáculo, você tem que caminhar por uma enorme duna, de onde você pode ver a Cordilheira do Sal ficando alaranja, rosa e roxa à medida que o sol se põe. Quando o céu está escuro, os veículos começam o seu retorno a San Pedro, mas nem todos os visitantes deixam o local. Alguns esperam alguns minutos para pegar suas bicicletas e pedalar até a vila com apenas uma lanterna e a via láctea sobre suas cabeças.
Gostos de nicho em Marte e no salar
O Vale da Morte como é chamado por alguns na realidade se chama Valle de Marte, por causa da cor da areia que a compõe. É uma área árida de dunas onde um dos esportes de aventura mais populares de San Pedro de Atacama é realizado: o sandboard. Com uma prancha de snowboard, os mais atrevidos se lançam do topo de uma enorme duna e deslizam suavemente por sua ladeira. Outros simplesmente fotografam este lugar onde os marcianos podem facilmente se sentir em casa.
Mas o atrativo mais top para a maioria dos fotógrafos não é o Valle de Marte, mas sim o Lagoa Chaxa onde vivem lindos flamingos cor de rosa, que se deixam ser fotografados de perto, se você chegar na época adequada. Outro lugar para fotografar flamingos é Tebinquinche, uma laguna que secou e deixou salinas onde essas aves também se alimentam. Este lugar é o segundo mais solicitado para assistir ao pôr do sol e por boas razões. As cores do sol durante o pôr do sol formam o cartão perfeito quando refletidas nas lagunas brancas.
No mesmo deserto, entre o Salar de Atacama e Tebinquinche estão os olhos do Salar, duas piscinas de água doce e uma piscina que algumas pessoas intrépidas procuram sem sucesso. Dizem que eles são tão profundos que nenhum ser humano chegou ao fim e, embora pular nessas águas escuras possa parecer um esporte de aventura, é de acordo com muitas das melhores opções para se refrescar e escapar do intenso sol do deserto por alguns segundos.
Os outros lugares
Estes não são os únicos lugares que podem ser visitados em San Pedro de Atacama. Existem também as lagunas altiplânicas, a laguna Céjar, Piedras Rojas, as fontes termais de Puritama, o vulcão Lascar e muitos outros lugares que alguns mantêm em segredo para torná-los conhecidos massivamente no momento certo.
Ao que parece, todos estes citadinos que formam este canto do universo, existem por uma boa razão. E eles encontraram a galinha dos ovos de ouro, um lugar de magia inexplicável onde fenômenos naturais únicos e atraentes não deixam de surgir.