Sabia que os gêiseres do Tatio são o maior grupo de gêiseres do hemisfério sul (América do Sul) e o terceiro maior do mundo? Logo depois de Yellostone nos Estados Unidos e Kronotsi na Rússia. Assim tal qual o está lendo, situados na cordilheira andina, a apenas 80 quilômetros de San Pedro de Atacama.
Isto significa que o Chile tem cerca de 8% dos gêiseres que existem no mundo e se encontram a uma altitude de 4.200 msnm (metros sob o nível do mar), por isso que também é o campo geométrico mais alto do mundo. A paisagem é comovedora e é visitado por mais de 100 mil turistas a cada ano que viajam ao deserto do Atacama para conhecer os famosos Gêiseres do Tatio.
No vale do Tatio, a água transcorre dentro de umas rochas vulcânicas que estão cobertas por capas impermeáveis que deixam escapar a água quente até a superfície. São aproximadamente 100 mananciais de água que dão vida a 80 gêiseres ativos.
A melhor hora para visitar os Gêiseres do Tatio é durante a manhã, na primeira hora. É por isso que os tours começam a sair de San Pedro de Atacama às 5:00 am aproximadamente para aproveitar a luz tênue do amanhecer.
No caminho você vai encontrar:
- Machuca: Um pequeno povoado situado no caminho que une San Pedro de Atacama e os Gêiseres do Tatio. É uma parada obrigatória para quem sobe ao campo geométrico. Machuca representa o típico povoado andino chileno, com pequenas casas e uma igreja. Sua gente se dedica principalmente ao artesanato que oferecem aos turistas.
- Termas de Puritama: Encontraremos o rio Puritama, cujas águas pegam sua temperatura pelos materiais vulcânicos da zona andina que dão origem a estas piscinas naturais de água quente. As termas são especiais para aqueles que buscam se relaxar e disfrutar de uma tarde diferente.