Faltava um só dia para terminar nossas férias em San Pedro de Atacama. Depois de analisar várias alternativas de tour decidimos que a viagem deveria nos levar a algumas das paisagens mais comoventes do deserto do Atacama: O Salar de Tara.
As expectativas eram altas, muito altas. Recomendaram que nos equipássemos bem, porque corre vento e levar até água para evitar ser castigado.
Partimos. A viagem é árdua e em alguns lugares há apenas estrada para os carros. Isto faz com que a excursão seja ainda mais aventureira. Todos em silêncio olhando as paisagens andinas perdidas nas montanhas da Cordilheira dos Andes.
O Salar de Tara abrange uma variedade incrível de flora e fauna, e nos últimos anos se converteu no tour de destaque de San Pedro de Atacama, sobretudo para os amantes da fotografia e das paisagens do planalto.
Este lugar lamentavelmente não se encontra protegido, porque sua entrada é gratuita e está aberta ao público. A paisagem oferece uma vista realmente emocionante. Um silêncio perpétuo abraçado pelo vento, lagoas de múltiplas cores onde é possível ver flamingos, vicunhas, chululos, gaivotas andinas e raposa culpeo.
Como se tudo isto fosse pouco, de fronte à paisagem se encontram as famosas Catedrais de Tara que são belas formações rochosas pontiagudas unidas umas às outras. Diversas investigações apontam que são de origem vulcânica. A lenda diz que foram guerreiros petrificados.
Os caminhões, os 4x4, e carros particulares vão por uma margem do caminho. A mais de 4 mil metros sobre o nível do mar, a paisagem se torna espetacular, silenciosa, inteligente…
Embora a viagem tenha sido durante apenas alguns dias, realizamos outras excursões que você não pode perder se viajar à San Pedro de Atacama.
- Termas de Puritama e Guatin: Se você quer descansar em suas férias, não pode deixar de ir às Termas de Puritama que são piscinas de água no meio de uma quebrada a apenas 30 quilômetros de San Pedro.
- Lagoas dos planaltos: Miscanti e Miñiques, as famosas lagoas da Cordilheira dos Andes. Sempre nevadas em meio a vulcões e brancas montanhas. Recomendamos ir em um tour já que o caminho é bastante perigoso.
- Vale do Arco-íris: Se quer conhecer algo diferente, não deixe de visitar o cordão montanhoso e as belas formações rochosas de cores vermelha, roxa, brancas e verdes. O tour dura aproximadamente 4 horas e você pode fazê-lo caminhando para tirar fotos e admirar a paisagem.
- Gêiser do Tatio e Machuca: Uma excursão imperdível por excelência. Conhecer o campo geométrico mais alto do mundo com imensas fumarolas de água que saem do interior da Terra. Faz muito frio, frio excessivo inclusive, mas é um tour que você tem que fazer. No caminho de volta a San Pedro de Atacama é feita uma breve parada no povoado de Machuca, onde existem 12 casas que só sobrevivem graças ao turismo. Não deixe de visitar sua igreja.