Contate-nos 0
(+56 9) 6309 1076 +1-855-289-1300 900-808693 0-800-892-1278 (+54 11) 5219 4102
EspañolEnglish

Laguna Roja: Conheça a misteriosa lagoa de sangue no norte do Chile

Nas terras altas e remotas do altiplano chileno, há uma misteriosa lagoa cor desangue cuja cor impressionante inspirou fascinantes mitos e lendas locais. Vocêquer saber mais sobre isso?

Há 3.700 metros de altitude na pré-cordilheira da região de Arica e Parinacota, há uma lagoa misteriosa de cor vermelho sangue, além de ser visualmente impressionante, fascina pelos mitos e lendas inspirados na cultura local.

De acordo com moradores, há séculos atrás, uma comunidade Aymara se estabeleceu nas margens da nascente, sem saber que seu proprietário era o próprio diabo, que como advertência, tinha-lhe dado uma ligeira cor avermelhada para afastar a todos quem a descobrisse . Os habitantes ignoraram a ameaça, beberam de suas águas e morreram por ela. É assim que eles contribuíram para o sangue vermelho que a lagoa tem hoje.

Como essa lenda, existem outras, e o mesmo acontece com explicações científicas. Não tem havido muitos estudos sobre o assunto, portanto, ainda não há nenhuma explicação conclusiva, embora se acredite que os sedimentos e certos tipos de algas é que dão essa cor tão singular a essa massa de água. O que é provado é que é uma therma cuja temperatura varia de 40 a 50 graus Celsius.

É impressionante, mas, apesar disso, esta maravilha da comuna de Camarones, localizada a 200 km de ​Iquique​ é tão desconhecida que em muitos mapas nem sequer aparece, e a SERNATUR não a registrou até 2009. Nem esta e nem suas irmãs.

Porque a lagoa vermelha não está sozinha, perto dela estão as lagoas verde e amarela, o que torna este lugar ainda mais místico. Além disso, no caminho de Iquique, é possível mergulhar ainda mais na cultura Aymara, visitando povoados como a Camiña e observando os petróglifos de Chillayza.

Já havia escutado falar dela alguma vez?