Humberstone e Santa Laura fazem parte dos oito patrimônios que atualmente estão em risco na América Latina. Isto significa que correm perigo e que podem desaparecer facilmente por causas naturais ou danos provocados pelo ser humano como incêndios e/ou destruições.
Humberstone e Santa Laura significaram a era do “ouro branco” para o Chile, com a exploração do salitre no século XIX. O sucesso se deveu à consolidação de um sistema chamado Shanks que permitiu melhorar o volume da produção. Isto fez crescer não só a quantidade de pessoas que chegaram para trabalhar, mas também o investimento estrangeiro.
No total, existiram 200 pontos de extração, conectados com um moderno sistema ferroviário. A Unesco o nomeou Patrimônio da Humanidade no ano de 2005, porque constitui o testemunho de um avanço tecnológico importante e parte de uma era industrial muito significativa tanto para o Chile como para o mundo. Daqui se extraía o maior salitre do mundo, o nitrato de sódio, que proporcionou uma riqueza para nosso país.
O povoado de Humberstone, hoje completamente abandonado chegou a ter mais de 3500 habitantes. Hoje se pode visitá-lo em um tour de dia inteiro a partir de Iquique onde se percorre o povoado, suas casas, a praça principal, o teatro e muitos outros lugares.
É importante mencionar que se você vai fazer uma viagem para estes lugares, tenha cuidado com a arquitetura, respeite os estabelecimentos que não se podem tocar e transite só por ruas que estejam sinalizadas.